Avatar do usuário
Por Vitorrr
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72841
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito ao trabalho como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a exploração trabalhista nos dias atuais ,dificultando, deste modo ,a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais
para combater a exploração trabalhista. Nesse sentido, observa-se que, a cada dia aumenta relatos de cidadãos que passaram por algum tipo de exploração no trabalho, visto que medidas que deviam atuar para evitar esse tipo de acontecimento estão em falta na sociedade moderna .Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrute de direitos indispensáveis, como o do trabalho, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a omissão midiática como impulsionador da exploração trabalhista no Brasil. Segundo Filósofa brasileira Djamila Ribeiro, "é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas". Nessa perspectiva ,nota-se que há um silenciamento instaurado acerca dos crescentes casos de exploração trabalhista, e a mídia em vez de promover debates que elevam o nível de informação a respeito disso, e como isso poderia ser resolvido, ela se silencia, o que acaba na consolidação do problema, dado que ela exerce um papel fundamental na sociedade e o posicionamento dela em relação aos problemas do cotidiano é de extrema importância.
Sendo assim, urge que o Estado junto ao Governo criem, por meio de verbas, programas sociais que tenham o objetivo de conscientizar todos cidadãos no que diz respeito a seus direitos e deveres no trabalho. Essa conscientização se faz necessária pois, espera-se que por meio dela mais pessoas saibam dos seus direitos trabalhistas, e menos casos de exploração no trabalho ocorram, com o intuito de frear esse problema, para que não venha a se tornar um problema ainda maior no futuro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por glauberx1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72899
A constituição federal de 1988[1], documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito ao trabalho como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não tem se[2] reverberado com ênfase na prática quando se observa a exploração trabalhista nos dias atuais dificultando, deste modo ,a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.



[1] Constituição Federal

[2] se tem


Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais
para combater a exploração trabalhista. Nesse sentido, observa-se que, a cada dia[1] aumenta relatos[2] de cidadãos que passaram por algum tipo de exploração no trabalho, visto que medidas que deviam atuar para evitar esse tipo de acontecimento estão em falta na sociedade moderna .Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrute[3] de direitos indispensáveis, como o do trabalho, o que infelizmente é evidente no país[4].



[1] Sugiro trocar por “diariamente”, “frequentemente”. Achei um pouco informal

[2] Acho que o correto seria “aumentam os relatos”

[3] desfrutem, pois se refere aos cidadãos

[4] Deveria desenvolver mais ais ideias. 1- Que tipo de exploração as pessoas passaram (jornadas abusivas? Violação de direitos?) 2- Que medidas são essas que o Governo deveria cumprir e não as faz? (falta de informação à sociedade?)


Ademais, é fundamental apontar a omissão midiática como impulsionador da exploração trabalhista no Brasil. Segundo Filósofa [1] brasileira Djamila Ribeiro, "é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas". Nessa perspectiva ,nota-se que há um silenciamento instaurado acerca dos crescentes casos de exploração trabalhista, e a mídia em vez de promover debates que elevam o nível de informação a respeito disso, e como isso poderia ser resolvido, ela se silencia, o que acaba na consolidação do problema, dado que ela exerce um papel fundamental na sociedade e o posicionamento dela em relação aos problemas do cotidiano é de extrema importância[2].



[1] “Segundo a filósofa..”

[2] Esse parágrafo está melhor desenvolvido. Só senti falta de uma consequência desse silenciamento.




Sendo assim, urge que o Estado[1] junto ao Governo[1] criem[2], por meio de verbas[3], programas sociais[4] que tenham o objetivo de conscientizar todos cidadãos no que diz respeito a seus direitos e deveres no trabalho. Essa conscientização se faz necessária pois, espera-se que por meio dela mais pessoas saibam dos seus direitos trabalhistas, e menos casos de exploração no trabalho ocorram, com o intuito de frear esse problema, para que não venha a se tornar um problema ainda maior no futuro.



[1] faltou vírgula

[2] crie

[3] eu sugiro você colocar “por meio do direcionamento de verbas”, fica mais completo

[4] Programas sociais de que? Ficou muito genérica essa ação. Faltou concretude do que será feito





Notas;

C1 160 (poucos desvios ao longo do texto

C2- 200

C3- 140 (por conta dos erros na argumentação do d1 e d2)

C4- 200

C5- 160 (senti falta de uma ação mais concreta, especificando o projeto)

Total; 860
0
Avatar do usuário
Por Vitorrr
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72900
oiii @glauberx1 , agradeço e respeito a sua correção, mas para mim n faz sentido a conclusão não ter recebido nota máxima , vc pontua q os "programas sociais" foi uma proposta de intervenção sem detalhamento porem n foi, eu falo como esses programas irão ajudar na resolução do programa e pq da sua importância, segue abaixo o trecho: - ( além do fato q eu usei exatamente esse modelo de conclusão no Enem do ano passado e tirei nota máxima no que diz respeito a sua competência. )


" programas sociais que tenham o objetivo de conscientizar todos cidadãos no que diz respeito a seus direitos e deveres no trabalho. Essa conscientização se faz necessária pois, espera-se que por meio dela mais pessoas saibam dos seus direitos trabalhistas, e menos casos de exploração no trabalho ocorram.....
0
Avatar do usuário
Por Vitorrr
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72901
Vitorrr escreveu:oiii @glauberx1 , agradeço e respeito a sua correção, mas para mim n faz sentido a conclusão não ter recebido nota máxima , vc pontua q os "programas sociais" foi uma proposta de intervenção sem detalhamento porem n foi, eu falo como esses programas irão ajudar na resolução do problema e pq da sua importância como um todo, segue abaixo o trecho: - ( além do fato q eu usei exatamente esse modelo de conclusão no Enem do ano passado e tirei nota máxima no que diz respeito a sua competência. )


" programas sociais que tenham o objetivo de conscientizar todos cidadãos no que diz respeito a seus direitos e deveres no trabalho. Essa conscientização se faz necessária pois, espera-se que por meio dela mais pessoas saibam dos seus direitos trabalhistas, e menos casos de exploração no trabalho ocorram.....
0
Avatar do usuário
Por glauberx1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72916
@Vitorrr Na minha opinião, a parte de "com o objetivo de conscientizar...", isso para mim é finalidade da P.I. Pra mim não ficou claro que tipo de projeto seria esse, ficou rasa/superficial demais a ação. Mas é isso, não sou corretor, posso, muito bem, estar errado. Tenha uma boa tarde, qualquer coisa só chamar!
Att
0
Avatar do usuário
Por Vitorrr
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72919
que isso, eu q agradeço ,obrigado por tirar um pouco do seu dia para tentar ajudar, boa tarde!!!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
142 Exibições
por Pxvesq
0 Respostas 
86 Exibições
por Pedro017
3 Respostas 
175 Exibições
por Peverton
0 Respostas 
76 Exibições
por Nayara001sss
0 Respostas 
32 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
34 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
43 Exibições
por 18111998098
3 Respostas 
361 Exibições
por JoaoPedro72
0 Respostas 
167 Exibições
por mariabeltrao
Abuso e exploração sexual infantil
por Antonio1112    - In: Outros temas
2 Respostas 
206 Exibições
por Antonio1112

https://futeboldeapostas.com/ é meu recurso[…]

Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM