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Por Josedepaula
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#71941
Desde a invenção da imprensa por Gutenberg, no século XV, observa-se um fenômeno de disseminação de informações em escala global. Hoje, qualquer pessoa pode, em sua própria casa, se informar sobre acontecimentos do mundo inteiro graças a esse processo de globalização. Com esse processo, surge, no entanto, a problemática da parcialidade dos veículos de imprensa brasileiros, no que tange o repasse de notícias para o povo brasileiro. Tal fato social pode: prejudicar a interpretação dos receptores; e deturpar o pensamento crítico social dos indivíduos.
Em primeira instância, a falta de imparcialidade, durante o estudo e elaboração dos textos jornalísticos, é maléfico e pode modificar o sentido original da mensagem. De acordo com Emile Durkheim, o fato social é todo acontecimento capaz de moldar o pensamento de um grupo social. Para o sociólogo, o estudo e compartilhamento dos fatos e informações requer imparcialidade, caso o contrário, prejudica a interpretação do receptor sobre o fato, pois altera seu conteúdo inicial. Desse modo, evidencia-se a importância da neutralidade como forma de combate à problemática.
Outrossim, destaca-se a parcialidade implícita durante o repasse durante o repasse de notícias como meio deturpador do pensamento crítico. Segundo Max Weber, em seu texto "Sociologia da imprensa", a imprensa deve conciliar interesses mercantis com expectativas democráticas. Seguindo essa linha é notório o papel dos veículos de informação na estruturação de ideias, visto que muitos brasileiros utilizam as mídias como principal fonte de informação para construção de seu pensamento. Assim, a falta de neutralidade atrapalha o surgimento de um pensamento crítico coletivo no Brasil, pois influencia o povo a seguir um raciocínio preestabelecido na notícia.
Entende-se, portanto, que a imparcialidade da imprensa brasileira no século XXI é algo necessário e cabe aos veículos de imprensa de todo o país, aliados ao Governo Federal, a implementação de um plano de regulamentação da mídia, que estipule limites para opiniões implícitas e explícitas que podem distorcer o valor real das notícias e informações, por meio de projetos de leis, com o objetivo de alcançar maior impessoalidade jornalística no Brasil, visando uma maior instrução de toda a população quanto aos acontecimentos da sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Josedepaula
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#72877
@jheromagnoli , pode me ajudar a corrigir esta redação?
0
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Por EmillyySilva
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#73363
Josedepaula escreveu:@EmillyySilva poderia me ajudar a corrigir essa redação?
OLÁ Josedepaula! Tudo bem? Espero que sim!👋🏻😺🌻

— Desculpa a demora para entrar em contato com você, logo eu apareço aqui para te ajudar com sua redação. Até lá, espero que tenha paciência comigo.
0
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Por EmillyySilva
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#73593
OLÁ Jose! Tudo bem? Espero que seu dia esteja "maravilindo"!🌻😺👋🏻

— Vejo que me marcou, estou bem ocupada, então deixo minha análise mais detalhada para próxima.

— não sou uma corretora profissional, então estou sujeita a erros.

╔═══════════════════╗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🧠【 ANÁLISE GERAL】🧟‍♀️
════════════════════
⠀⠀⠀⠀ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ
✅Pontos positivos:
Adorei sua introdução, possui contextualização, tese e encaminhamento certinho.
bem explicada e estruturada.

Você possui pontos muito fortes em seu texto. 😺👏
ótimos repertórios, se tornaram bem produtivos graças a sua argumentação.
↳ fechamento do parágrafo está concluído, e no desenvolvimento também há uma boa quantidade de conectivos.


E por fim, sua conclusão está ótima! Completinha, com retomada de finalidade e tudo. Parabéns!
- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

❌Agora vamos observar possíveis erros que passaram despercebidos: (peço que tenha mais atenção na digitação, visto que a maioria são erros bem bobinhos)
Vou usar o sinal de interrogação para complementar algo.

0️⃣1️⃣No sua introdução, sendo mais específica, na parte:

" [...] Tal fato social pode: prejudicar a interpretação dos receptores; e deturpar o pensamento crítico social dos indivíduos. [...]"』

não é necessário usar tais sinais de pontuação, então retire ":" e ";"

0️⃣2️⃣No seu primeiro desenvolvimento, na parte:

" [...] Em primeira instância, a falta de imparcialidade, durante o estudo e elaboração dos textos jornalísticos, é maléfico."

Nota-se que as vírgulas isolam a frase ["durante o estudo e elaboração dos textos jornalísticos"], logo, isso ocorre devido uma informação a mais adicionada no contexto— com valor explicativo—, então, sem ela o sentido completo da outra frase não se afetaria [" Em primeira instância, a falta de imparcialidade, ̶d̶u̶r̶a̶n̶t̶e̶ ̶o̶ ̶e̶s̶t̶u̶d̶o̶ ̶e̶ ̶e̶l̶a̶b̶o̶r̶a̶ç̶ã̶o̶ ̶d̶o̶s̶ ̶t̶e̶x̶t̶o̶s̶ ̶j̶o̶r̶n̶a̶l̶í̶s̶t̶i̶c̶o̶s̶ ̶ ̶ ̶, é maléfico."]. Portanto, o "maléfico" deve ser escrito "maléfica" para concordar com a "imparcialidade".
(Kkk e sim, eu fiz toda essa explicação só para dizer que o "maléfico" é no feminino.🤡😹 Espero que tenha ajudado.)


0️⃣3️⃣No seu primeiro desenvolvimento, nessa parte:

『"De acordo com Emile Durkheim, [...]" 』

O primeiro nome do sociólogo, "Émile" tem acento no "E".

0️⃣4️⃣Ainda no D1.

『"[…] requer imparcialidade, caso ̶o̶ contrário, prejudica a interpretação [...]"』

"caso contrário" não possui o artigo definido "o".

0️⃣5️⃣No segundo desenvolvimento:

"[...] destaca-se a parcialidade implícita durante o repasse ̶d̶u̶r̶a̶n̶t̶e̶ ̶o̶ ̶r̶e̶p̶a̶s̶s̶e̶ ̶ de notícias como meio deturpador do pensamento crítico."

Erro de digitação, cuidado.

0️⃣6️⃣Por fim, ainda no mesmo desenvolvimento:

『"[...] Seguindo essa linha ? é notório o papel dos [...]"

Faltou vírgula no sinal de interrogação.

0️⃣0️⃣Recomendação:

『"[...] Hoje, qualquer pessoa pode, em sua própria casa [...]"

Não use "hoje", mas sim algo como: "no Brasil atual", "No contexto nacional atual"...

- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

🔎Análise da conclusão

Entende-se, portanto, que a imparcialidade da imprensa brasileira no século XXI é algo necessário[✔》TÓPICO FRASAL] e cabe aos veículos de imprensa de todo o país,[✔》AGENTE] aliados ao Governo Federal,[✔》AGENTE] a implementação de um plano de regulamentação da mídia,[✔》AÇÃO] que estipule limites para opiniões implícitas e explícitas que podem distorcer o valor real das notícias e informações,[✔》DETALHAMENTO DA AÇÃO] por meio de projetos de leis,[✔》MEIO] com o objetivo de alcançar maior impessoalidade jornalística no Brasil, ["e"] visando uma maior instrução de toda a população quanto aos acontecimentos da sociedade[✔》OBJETIVO/ FINALIDADE]

[Proposta✅✅✅✅✅concluída com sucesso!]
════════════════════
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 《 Atenção: Como disse já de início, isso é apenas uma pequena análise básica, para te auxiliar e fazer com que você não cometa os mesmos erros em suas próximas redações (por mais que eu seja apenas uma aluna com conhecimentos prévios que podem ser contrariados). Ademais, quero comentar que você tem muito potencial, então no geral seu texto ficou incrível!
╚═══════════════════╝
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Por Josedepaula
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#73702
@EmillyySilva, muito obrigado. Se isso é uma análise básica eu nem imagino o que seria uma mais profunda kkkk. Muito obrigado mesmo, vou me atentar mais a digitação e evitar usar essas pontuações que você falou. 👏👏👏
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