Primordialmente , é essencial abordar que a entrada precoce no mercado de trabalho gera o abandono escolar. Pois , a criança com uma baixa renda de alimentação no seu ambiente doméstico , não vê outra alternativa a não ser ir em busca de emprego para ajudar em casa. Essa conjuntura , contradiz o que foi abordado no 3 artigo da Constituição Federal de 1988 , o qual dia que o Brasil deveria ser uma nação justa , livre e solidária, E nesse quadro vê -se que isso não é feito na prática. E assim , é inadmissível que esse infortúnio permaneça.
Em segundo lugar , nota-se que esse panorama é motivado pela falta de infraestrutura no trabalho. Ja que essa faixa etária não é indicada para fazer esse tipo de serviço. E em consequência dessa postura ocorre a vulnerabilidade na saúde, por conta do elevado esforço físico. Na série " Os Simpsons " foi abordado uma situação parecida , o qual em uma colônia de férias , as crianças foram submetidas a trabalhos exaustivos e impróprio para a sua idade. Fora da ficção, observa - se no Brasil a persistência do trabalho na infancia o qual é inaceitável.
É evidente , portanto , que há entraves para que o trabalho infantil seja minimizado. Dessa maneira , é preciso que o Governo Federal em parceria com os gestores municipais promova a distribuição de cestas básicas para famílias carentes que necessitem de apoio. A fim de erradicar a pobreza e diminuir a entrada antecipada dessa juventude no ramo de atividades trabalhistas. É imprescidivel , também , que as escolas realizem projetos e atividades lúdicas , para que as crianças tenham sua dignidade humana preservada. E desse modo , há de se combater o trabalho na infância para que o Brasil seja , de fato, uma sociedade livre , justa e solidária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada