Dessa forma, a falta de debate é um desafio presente na problemática. Djamila Ribeiro, filósofa contemporânea, explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém há um silenciamemto instaurada na questão da intolerância religiosa, visto que pouco se fala sobre o tema nas mídias de massa e nas escolas, gerando assim uma desinformação na maioria dos brasileiros. Logo urge tirar essa situação de invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Em paralelo, a negligência governamental é mais um entrave. Visto que o poder público não cumpre com seu papel em proteger o direito dos cidadãos a segurança e a igualdade, enquanto ainda existe casos de agressão e ofenças direcionadas para pessoas apenas por sua crença. Logo essa insuficiência legislativa colabora para a permanência dessa intolerância no país.
Portanto é necessário intervir sobre a intolerância religiosa no Brasil. Para isso o governo deve tornar mais rigorosa as punições para os agressores e distribuidores de ódio para com as diferentes crenças, por meio do seu poder legislativo para assim tentar diminuir as ocorrências desses casos. Paralelamente é preciso intervir sobre o silenciamemto presente nas mídias e escolas sobre o tema. Dessa maneira o Brasil poderá estar mais próximo do país idealizado em nossa constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.