Diante desse cenário, os costumes hereditários da sociedade agravam o revés. Nessa conjuntura, pode-se perceber que o hábito culturalizado de deslocamento de um lugar para outro, em busca de melhores condições de vida, pereniza no círculo vicioso; causando o acréscimo da renda per capita das regiões mais desenvolvidas e o decréscimo de outrem. Isso comprova o pensamento de Francis Bacon: “o comportamento humano é contagioso, enraizando-se ao ser reproduzido”.
Outrossim, a negligência governamental atua como o óbice da resolução do problema. Sob essa ótica, afirmar que o estado deixa-se cegar pelo PIB elevado de áreas economicamente evoluídas — como o Sudeste —, omitindo investimentos na exploração de zonas ricas em cultura — como o Nordeste —, é validar a reflexão de Oscar Wilde: “as pessoas hoje conhecem o preço de tudo e o valor de nada”. Portanto, a mentalidade capitalista polarizada dos gestores públicos promove a inobservância dos demais espaços nacionais.
Logo, com a finalidade de dar mais um passo em direção ao patamar de nação desenvolvida vislumbrada por Quaresma, é imprescindível que o Ministério da economia — órgão responsável por gerenciar as contas governamentais — desenvolva projetos que inovem o sistema financeiro unilateral do Brasil. Para tanto, é preciso que sejam estabelecidas empresas que invistam fortemente nas riquezas culturais de todos os estados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.