Avatar do usuário
Por Gustavo17
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72818
Na obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, o major Quaresma — admirador das riquezas oriundas do país —, acreditava que, se superados alguns desafios, o Brasil alcançaria o patamar de nação desenvolvida. No entanto, ao observar as desigualdades entre as regiões brasileiras, percebe-se que esses obstáculos ainda não foram superados, devido às raízes sociais e a omissão do Governo.

Diante desse cenário, os costumes hereditários da sociedade agravam o revés. Nessa conjuntura, pode-se perceber que o hábito culturalizado de deslocamento de um lugar para outro, em busca de melhores condições de vida, pereniza no círculo vicioso; causando o acréscimo da renda per capita das regiões mais desenvolvidas e o decréscimo de outrem. Isso comprova o pensamento de Francis Bacon: “o comportamento humano é contagioso, enraizando-se ao ser reproduzido”.

Outrossim, a negligência governamental atua como o óbice da resolução do problema. Sob essa ótica, afirmar que o estado deixa-se cegar pelo PIB elevado de áreas economicamente evoluídas — como o Sudeste —, omitindo investimentos na exploração de zonas ricas em cultura — como o Nordeste —, é validar a reflexão de Oscar Wilde: “as pessoas hoje conhecem o preço de tudo e o valor de nada”. Portanto, a mentalidade capitalista polarizada dos gestores públicos promove a inobservância dos demais espaços nacionais.

Logo, com a finalidade de dar mais um passo em direção ao patamar de nação desenvolvida vislumbrada por Quaresma, é imprescindível que o Ministério da economia — órgão responsável por gerenciar as contas governamentais — desenvolva projetos que inovem o sistema financeiro unilateral do Brasil. Para tanto, é preciso que sejam estabelecidas empresas que invistam fortemente nas riquezas culturais de todos os estados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 165

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 165

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 155

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Spayke
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#72830
Oi boa noite, eu só sou um estudante então irei avaliar de acordo com meus conhecimentos.

A introdução ficou perfeita, você conseguiu esclarecer ao leitor do que se trata, do que você iria abordar em seu texto, utiliza do duae causas dessa desigualdade e conseguindo comentar elas estruturadas cada uma em seu parágrafo. Show.

No desenvolvimento foi o que eu disse, vc falou da primeira causa: as raízes sociais. Conseguiu trazer citações que enriquecem o seu texto e ficou muito bom. Ah, no início do 2° parágrafo, a palavra "outrem" está relacionada ao quê?

No desenvolvimento 2 eu também gostei muito, abordando a segunda causa, que é a do governo. Conseguiu trazer também mais uma citação que fortalece seu posicionamento, e ficou perfeito.

Na conclusão, você falou do Agente (Ministério da Economia), Ação (desenvolva projetos que inovem o sistema financeiro unilateral do Brasil), Efeito/finalidade (Logo, com a finalidade de dar mais um passo em direção ao patamar de nação desenvolvida vislumbrada por Quaresma) e que vc conseguiu retomar a obra citada no início. Porém acho que faltou como isso vai ser realizado, o Meio/Modo.

Erros ortográficos: cometeu erro no final da introdução, em que o "a" de "omissão do Governo" deveria ter a crase, pra concordar com "devido à". O segundo erro foi na Conclusão, a palavra "Ministério da Economia" se escreve com letra maiúscula, pq vc colocou economia minúscula, já que se trata de um órgão do Estado.

Num geral, sua redação está perfeita. Espero que continue sempre nesse ritmo, se atentando também aos pequenos erros de ortografia. Boa noite.
0
Avatar do usuário
Por Gustavo17
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72851
Oi @Spayke ! Boa noite! :D

Muito, muito obrigado por registrar a sua opinião no que diz respeito à minha humilde redação: s2, s2!
Eu amei ler a sua análise, você foi muito gentil!

Respondendo a sua pergunta:
-Referido trecho: "...causando o acréscimo da renda per capita das regiões mais desenvolvidas e o decréscimo de outrem".
-No trecho acima, a palavra "outrem" está relaciona às outras regiões menos desenvolvidas.

Sobre a conclusão:
As perguntas da proposta de intervenção:
-Quem fará esse proposta? (agente)
-O que irá fazer? (ação)
-Como irá fazer? (meio)
-Qual o objetivo dessa proposta? (finalidade)
Esclarecendo:
-A minha proposta de intervenção para o problema (tema) abordado não seguiu a ordem acima: Agente》ação》meio》finalidade.
- Eu optei por iniciar a minha conclusão de uma forma diferente: pela "finalidade", seguida do "agente" e da "ação". E, somente no final da proposta, incluí o "meio": "Para tanto, é preciso que sejam estabelecidas empresas que invistam fortemente nas riquezas culturais de todos os estados".

Sobre os erros ortográficos:
-Muito obrigado por corrigir o meu erro de crase! Confesso que peco muito nessa bendita crase...
-Eu aprendi que só preciso empregar letra maiúscula na primeira palavra, quando for me referir a algum órgão do Estado; aprendi que isso está ao nosso critério, ou seja, nenhuma das duas formas está errada!

P.S.: Amei que você citou várias vezes que a minha redação estava perfeita! Bondade sua! Obrigado: s2, s2!
0
Avatar do usuário
Por Spayke
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#72855
De nada. Depois mando umas redações e gostaria que você corrigisse, aí te marco. Ficarei grato. :)
0
Avatar do usuário
Por hel0oooo
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#72917
Oiii @Gustavo17, tudo bem??? Antes de começar a corrigir sua redação eu gostaria de deixar claro que ainda estou no começo do meu processo de aprendizagem então, por favor, me perdoe se errar algo, ok?

Vi que alguns pontos já foram destacados, então desconsidere-os na minha análise.

observações azul
comentários verde
possíveis erros vermelho
reescrita/correção rosa
desnecessário laranja


introdução

Na obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, o major Quaresma — admirador das riquezas oriundas do país —, acreditava que, se superados alguns desafios, o Brasil alcançaria o patamar de nação desenvolvida. No entanto, ao observar as desigualdades entre as regiões brasileiras, percebe-se que esses obstáculos ainda não foram superados, devido às raízes sociais e a [à] omissão do Governo.

Tudo certo por aqui!

d1

Diante desse cenário, os costumes hereditários da sociedade agravam o revés. Nessa conjuntura, pode-se perceber que o hábito culturalizado de deslocamento de um lugar para outro, em busca de melhores condições de vida, pereniza no círculo vicioso; causando o acréscimo da renda per capita das regiões mais desenvolvidas e o decréscimo de outrem. Isso comprova o pensamento de Francis Bacon: “o comportamento humano é contagioso, enraizando-se ao ser reproduzido”.¹

¹ Finalize o seu raciocínio dizendo, por exemplo, que é preciso uma intervenção estatal para resolver o impasse ou que é necessário o incentivo econômico etc. Assim como a redação como um todo, os parágrafos também precisam de uma conclusão.


d2

Outrossim, a negligência governamental atua como o óbice da resolução do problema. Sob essa ótica, afirmar que o estado¹ deixa-se cegar pelo PIB elevado de áreas economicamente evoluídas — como o Sudeste —, omitindo investimentos na exploração de zonas ricas em cultura — como o Nordeste —, é validar a reflexão de Oscar Wilde: “as pessoas hoje conhecem o preço de tudo e o valor de nada”. Portanto, a mentalidade capitalista polarizada dos gestores públicos promove a inobservância dos demais espaços nacionais.

¹ Nesse caso seria "Estado", com inicial maiúscula, uma vez que você se refere ao Estado como instituição.

No mais, seu desenvolvimento 2 está perfeito, muito bem!


conclusão

agente roxo
ação verde claro
meio/modo amarelo
intuito vinho
detalhamento

Logo, com a finalidade de dar mais um passo em direção ao patamar de nação desenvolvida vislumbrada por Quaresma, é imprescindível que o Ministério da economia [Economia]órgão responsável por gerenciar as contas governamentaisdesenvolva projetos que inovem o sistema financeiro unilateral do Brasil. Para tanto, é preciso que sejam estabelecidas empresas que invistam fortemente nas riquezas culturais de todos os estados.


É isso, parabéns pelo seu desempenho na redação e conte comigo para o que precisar <3
0
Avatar do usuário
Por Gustavo17
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72985
Será uma honra corrigir suas redações, @Spayke !
Do mesmo modo que você se dispôs a corrigir a minha redação, estarei disposto a retribuir o favor... ♡
0
Avatar do usuário
Por Gustavo17
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72988
Oi @hel0oooo !
Estou bem sim, obrigado por perguntar!
Também sou sujeito a errar, não se preocupe...

Primeiramente, muuuiiito obrigado por corrigir minha redação!!! S2, S2! Agora, vamos falar sobre a sua correção...

No desenvolvimento 1, você citou que "assim como a redação como um todo, os parágrafos também precisam de uma conclusão". Queira me perdoar, mas eu descordo. NÃO QUE O MEU CONHECIMENTO SEJA MAIO QUE O SEU, mas entenda o meu lado: de acordo com os meus estudos, os parágrafos de desenvolvimento de uma redação dissertativa-argumentativa seguem um padrão: tópico frasal》interdisciplinaridade》argumentação/exemplificação》consequência leve. Ou seja, não necessito adicionar requisitos do parágrafo de conclusão, como a finalidade, no parágrafo de desenvolvimento.
Não sei, talvez você tenha se confundido porque o meu parágrafo não seguiu o padrão o qual já mencionei.

No desenvolvimento 2, você disse que a palavra "estado" se escreve com a primeira letra maiúscula, uma vez que for me referir a uma instituição. Concordo! Uma ressalva: foi um erro de digitação, desculpa te fazer perder tempo, rsrs..

AMEI esse detalhamento colorido que cê fez no meu parágrafo de conclusão: <3, <3!

Obrigado pela gentileza, pelos elogios e pela sua admirável disponibilidade! Deus abençoe!

P.S.: também estou à disposição quando precisar de uma correção! ♡
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#73700
Ei, Gus! Como vai?
Peço perdão pela looongaaa espera. Vi que recebeu correções perfeitas, mas vou fazer minhas observações também, ta?
Conhecimento nunca é demais hahaha. Ah, por último, não hesite em questionar algum ponto meu. Fique à vontade <3

> Introdução
Na obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, o major Quaresma — admirador das riquezas oriundas do país —, acreditava que, se superados alguns desafios, o Brasil alcançaria o patamar de nação desenvolvida (contextualização). No entanto, ao observar as desigualdades entre as regiões brasileiras, percebe-se que esses obstáculos ainda não foram superados, devido às raízes sociais e a < crase omissão do Governo (tese + encaminhamento).

Diante desse cenário, os costumes hereditários da sociedade agravam o revés (apresentação da ideia). Nessa conjuntura, pode-se perceber que o hábito culturalizado de deslocamento de um lugar para outro, em busca de melhores condições de vida, pereniza no círculo vicioso; causando o acréscimo da renda per capita das regiões mais desenvolvidas e o decréscimo de outrem. Isso comprova o pensamento de Francis Bacon: “o comportamento humano é contagioso, enraizando-se ao ser reproduzido” (encaminhamento da argumentação). (fechamento/frase de efeito > faltou)


> Recomendo que sempre coloque um repertório no início da sua argumentação, para não ficar algo vago. Você fez uma boa defesa do ponto de vista, mas não ficou tão claro assim, visto que você não pôs nenhuma referência no inicio para basear a leitura e compreensão < e os repertórios servem exatamente para isso, rsrs. Hmm, faltou a finalização do parágrafo (o que é super necessário)! O desenvolvimento é visto como uma "Mini" redação. Inicio, meio e fim. Você precisa "fechar o parágrafo".

Exemplificação:
Diante desse cenário, os costumes hereditários da sociedade agravam o revés (apresentação da ideia). Nessa conjuntura, pode-se perceber que o hábito culturalizado de deslocamento de um lugar para outro, em busca de melhores condições de vida, pereniza no círculo vicioso; causando o acréscimo da renda per capita das regiões mais desenvolvidas e o decréscimo de outrem. Isso comprova o pensamento de Francis Bacon: “o comportamento humano é contagioso, enraizando-se ao ser reproduzido” (encaminhamento da argumentação). Dessa forma, a fim de atenuar o impasse, são necessárias medidas plausíveis. (fechamento/frase de efeito)

Outrossim, a negligência governamental atua como o óbice da resolução do problema (apresentação da ideia). Sob essa ótica, afirmar que o estado < Estado deixa-se cegar pelo PIB elevado de áreas economicamente evoluídas — como o Sudeste —, omitindo investimentos na exploração de zonas ricas em cultura < qual a procedência dessa informação?— como o Nordeste —, é validar a reflexão de Oscar Wilde: “as pessoas hoje conhecem o preço de tudo e o valor de nada” (encaminhamento da argumentação) . Portanto, a mentalidade capitalista polarizada dos gestores públicos promove a inobservância dos demais espaços nacionais (fechamento).

> Você fez uma argumentação excelente, mas como realizou muitas "afirmações", precisaria de algo para comprovar fielmente estas suas falas. Você não pode jogar as informações sem uma fonte. Tome cuidado com a generalização. Te dou o mesmo conselho do D1. Ressalto que você escreve muuito bem, o que precisa se atentar é justamente estrutural e legitimação do repertório + argumentação.

Logo, com a finalidade de dar mais um passo em direção ao patamar de nação desenvolvida vislumbrada por Quaresma, é imprescindível que o Ministério da economiaórgão responsável por gerenciar as contas governamentaisdesenvolva projetos que inovem o sistema financeiro unilateral do Brasil. Para tanto, é preciso que sejam estabelecidas empresas que invistam fortemente nas riquezas culturais de todos os estados.

agente // ação // modo-meio // finalidade // detalhamento

Recomendo o App "Redação Expert". Você vai aprender muitas coisas por essa aplicação.
Espero, de coração, que eu tenha te ajudado em algo. Aguardo seu próximo texto :)

Beijos! @Gustavo17
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
170 Exibições
por jpcpleme
0 Respostas 
158 Exibições
por Fortunato
4 Respostas 
597 Exibições
por Caiunao
2 Respostas 
155 Exibições
por EllenAdNaCo
0 Respostas 
125 Exibições
por DudaG
0 Respostas 
68 Exibições
por Camilly08
0 Respostas 
98 Exibições
por MarcyFrey
0 Respostas 
79 Exibições
por Gabrielluc1
0 Respostas 
66 Exibições
por kallmartins
3 Respostas 
201 Exibições
por JPCR167
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM