Sob ângulo social, a biotecnologia apresenta um grande problema, sendo esse, a produção dos alimentos geneticamente modificados. Confúcio, um grande filósofo chinês diz: "O homem joga sua saúde fora para para conseguir dinheiro; depois, usa o dinheiro para reconquistá-la. Sob tal ótica, uma alimentação contida por produtos alterados, traz enormes malefícios para a saúde. É incontestável a necessidade da diminuição na produção de tais alimentos.
Aliado a tal ponto, as falhas no equilíbrio da natureza é outro óbice a ser resolvido. Segundo o dramaturgo irlandês George Shaw, a ciência nunca resolve um problema criar outros dez. Nesse viés, é perceptível as facilidades que a tecnologia no geral proporciona, mas, em contrapartida, o meio ambiente tem sofrido grandes consequências para que tais recursos sejam disponibilizados. Sendo assim, é inaceitável que essa situação continue ocorrendo.
Portanto, torna-se totalmente necessário mudanças no campo biotecnológico para que a ética possa estar atrelada ao mesmo. Logo, é indispensável que a OMS- Organização Mundial da Saúde- alerte assim a população mundial sobre os perigos de tais alimentos por meio de campanhas nas redes sociais, com a finalidade de conscientizar e evitar que surjam problemas maiores. Aliado a isso, faz-se essencial que o governo crie leis com a finalidade de diminuição dos prejuízos causados no meio ambiente por conta dos produtos químicos, entre outros. Sendo assim, todo o avanço ocasionado pela Terceira Revolução Industrial, causará majoritariamente o bem.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.