Primeiramente, vale salientar a desinformação do corpo civil como aspecto perpetuador do estorvo. Segundo Sócrates, filósofo grego, os erros são consequências da ignorância humana. Essa lógica pode ser comprovada pela inibição da fiscalização do tráfego de tributos nas mãos dos administradores políticos, decorrente da inconsciência de muitos cidadãos perante os seus direitos e deveres. Por conseguinte, a desconsideração em supervisionar tributos viabiliza a corrupção governamental.
Além disso, é importante destacar que a omissão empresarial interfere no revés supracitado. “Quem comete o mal, comete-o contra si mesmo”, diz um provérbio árabe. Sendo assim, a autenticidade do provérbio pode ser expressa quando um empresário sonega a emissão da nota fiscal em determinada transação comercial. Consequentemente, omitir o pagamento tributário é anular o seu retorno à sociedade.
Em suma, é imprescindível que a Mídia — grande difusora de informações — informe a população em virtude do impasse, mediante a campanhas educativas televisivas, de modo a formar cidadãos conscientes. Paralelamente, o Ministério da economia — órgão responsável por gerenciar as contas do governo — deve fiscalizar a quitação de tributos pelas empresas, por intermédio do envio de agentes fiscais que as inspecionem, com o fito de remover mais uma “pedra” do meio do caminho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.