Diante desse cenário, vale ressaltar que a negligência governamental está intimamente ligada com o deficit habitacional no território brasileiro. Acerca disso, de acordo com o filósofo iluminista John Locke na obra "contrato social" , a partir do momento em que revoga o "Estado de natureza" com o objetivo de ser governado pelo Estado, os cidadãos esperam que tal órgão amenize as mazelas sociais e promova a igualdade de direito a todos, o que não ocorre atualmente no Brasil. Desse modo, o contrato é diariamente quebrado no pais, posto que o poder público não oferece às populações carentes , ajuda financeira , que auxilie tais minorias , na conquista de moradias dignas , o que , lamentavelmente, discorda dos ideais iluministas propostos por Locke. Logo , é inegável que o deficit habitacional ,ocorre devido a falta de ações estatais , na qual é imperiosa a resolução do problema.
Ademais, é importante salientar que o discurso das massas também contribui para a dificuldade em erradicar o deficit habitacional no Brasil. Nessa perspectiva, segundo Michel Foucault , filósofo francês, o poder articula-se em uma linguagem que cria mecanismos de controle e coerção, os quais aumentam a subordinação. Sob essa ótica ,constata-se que o discurso hegemônico , introduzido na sociedade, moldou o comportamento do cidadão a acreditar que apenas as elites da população possuem a condição de ter a casa própria , o que enfraquece o principio de que todos tem o direito à moradia. Dessa forma,com a concepção instituída o acesso a habitação se torna cada vez mais elitizado e escasso.
Portanto, são necessárias medidas operantes que reverta o deficit habitacional no Brasil. Para isso, compete ao Ministério da cidadania a promoção de auxílios moradia para pessoas em situação de rua o que vivem em habitações precárias , na qual correm grande risco de desabamentos , por meio da construção de conjuntos habitacionais suficientes para atingir tais populações , para que o deficit habitacional seja erradicado na sociedade brasileira. Destarte, o direito à moradia estará assegurado, assim como rege a "magna carta".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.