Em primeira análise, vale salientar que a inoperância governamental influência consideravelmente no combate ao viés. Sob esse viés, o pensador Thomas Hobbes, afirma que o estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, a máquina administrativa rompe a tese de Hobbes, uma vez que não proporciona o investimento necessário em programas visem construir cinemas em todas as cidades do território nacional estabelecer um custo mais acessível para que todos os cidadãos tenham acesso a esse meio de cultura. Dessa forma, faz-se 'mister' a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Além disso, torna-se claro como a mídia manipuladora, aliada à visão de mercado, cristaliza o impasse. Esse quadro advém da conduta unicamente mercadológica dos veículos midiáticos que inviabilizam e ocultam o problema, visto que as empresas de comunicação se norteiam por uma visão puramente econômica, ao direcionar seus conteúdos, excluindo programas midiáticos que abordem o problema na mídia. Essa reflexão pode ser confirmada pela afirmação do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, para quem "Na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte", já que o apagamento midiático vivenciado pelos cidadãos que não tem acesso ao cinema solidifica a morte destes e aprofunda sua desvalorização e exclusão na sociedade.
Mediante ao exposto, é perceptivel que a ausência de meios para erradicar a inacessibilidade do acesso ao cinema advém da negligência governamental. Para combater esses empecilhos, é necessário que o Governo Federal atue por meio do Ministério da Cidadania, que criara cinemas no interior do país além de baratear o seu acesso a fim de garantir o seu acesso a todos os cidadãos do país. Ademais, dentro no mesmo plano, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) deve abordar a inacessibilidade do acesso ao cinema, através de programas e entrevistas com educadores, de modo a mostrar a real importância do cinema na formação do indivíduo. Assim, a partir dessas medidas, a obra de Dimenstein não representará o comportamento do país diante do problema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.