Avatar do usuário
Por Mascarenhas
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72546
A série televisiva, “Todo Mundo Odeia o Chris”, produção norte-americana, é retratada a vida do adolescente Chris Rock, que, em virtude da sua cor de pele, passa parte do ensino médio sofrendo bullying. Ao longo da trama, a narrativa revela o ambiente familiar agressivo, vivenciado por Caruso, uma das pessoas que praticam bullying contra Chris. Fora da ficção, fica claro, quais motivos levam a prática do bullying nas escolas do Brasil, quando se observa o ambiente familiar como primordial na formação de agressores e marcadores de diferença como alvo principal do bullying.
Em primeiro lugar, é importante destacar o ambiente familiar como primordial na formação de agressores. Portanto, é notório que os filhos são o reflexo dos pais, haja em vista que, segundo a pesquisa feita pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, 87% das crianças que vivem em lares violentos e abusivos, têm comportamento extremamente agressivo, em relação a outras crianças. Uma vez que, essas crianças veem na prática do bullying, uma forma de reprimir a angústia vivenciada dentro do ambiente familiar. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Ademais, outro entrave são os marcadores de diferença como alvo principal do bullying. Tem-se como exemplo, a matéria publicada pelo Instituto Casa1, no qual é exposto que, 94,3% das pessoas que sofrem bullying convivem com algum tipo de marcadores de diferença. Tendo em vista que, a discriminação contra esses marcadores de diferenças (sexualidade, cor de pele, gênero e etnia), leva a um aumento significativo nos números de suicídio no Brasil. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise desses fatores.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que a escola, forte ferramenta na formação de opinião, realize, por meio de rodas de conversas, discussões sobre a problemática, na prática do bullying, a fim de estimular os estudantes a informar esses casos, para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Espera-se, com essa medida, que a prática do bullying nas escolas do Brasil seja paulatinamente erradicada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por glauberx1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72561
Olá, tudo bom? Espero que minhas dicas possam te ajudar de alguma forma! Qualquer dúvida/questionamento/ feedback pode me mandar por aqui ou pelo meu insta @eiiglauber.

A série televisiva,[1] “Todo Mundo Odeia o Chris”, produção norte-americana, é retratada[2] a vida do adolescente Chris Rock, que, em virtude da sua cor de pele, passa parte do ensino médio sofrendo bullying. Ao longo da trama, a narrativa revela o ambiente familiar agressivo,[1] vivenciado por Caruso, uma das pessoas que praticam bullying contra Chris. Fora da ficção, fica claro, quais motivos levam a prática do bullying nas escolas do Brasil, quando[3] se observa o ambiente familiar como primordial na formação de agressores e marcadores de diferença[4] como alvo principal do bullying.



[1] erro no uso da vírgula

[2] A construção correta seria “A série televisiva retrata...” ou “Na série televisiva, é retratada...”

[3] O “quando” só serve para retomar período de tempo. Ex; “Ontem, quando comi muito, engordei”

[4] ficou muito abstrato


Em primeiro lugar, é importante destacar o ambiente familiar como primordial na formação de agressores. Portanto[1], é notório que os filhos são o reflexo dos pais, haja em[2] vista que, segundo a pesquisa feita pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP[3], 87% das crianças que vivem em lares violentos e abusivos,[4] têm comportamento extremamente agressivo,[4] em relação a outras crianças.[5] Uma vez que,[4] essas crianças veem na prática do bullying,[4] uma forma de reprimir a angústia vivenciada dentro do ambiente familiar[5]. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.



[1] Recurso coesivo inadequado, pois você não vai concluir as ideias e sim começar a argumentar. Troque por “Nesse sentido”

[2] o correto é “haja vista”

[3] Evite usar siglas sem escreve-las por extenso antes

[[4] erro no uso da vírgula

[5] Quais as consequências disso? O que isso causa? Faltou desenvolver mais!




Ademais, outro entrave são os marcadores de diferença como alvo principal do bullying. Tem-se como exemplo, a matéria publicada pelo Instituto Casa1, no qual[1] é exposto que,[2] 94,3% das pessoas que sofrem bullying[3] convivem com algum tipo de marcadores de diferença[4].[5] Tendo em vista que,[2] a discriminação contra esses marcadores de diferenças (sexualidade, cor de pele, gênero e etnia),[2] leva a um aumento significativo nos números de suicídio no Brasi[6]l. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise desses fatores.



[1] na qual, pois refere-se a matéria

[2] erro no uso da vírgula

[3] palavras estrangeiras devem vir entre aspas

[4] Faltou explicar a relevância desses marcadores para o problema

[5] Aqui deveria vir uma virgula

[6] por que a discriminação contra os marcadores aumenta o suícidio? Parte confusa






Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que a escola, forte ferramenta na formação de opinião, realize, por meio de rodas de conversas, discussões sobre a problemática, na prática do bullying[1], a fim de estimular os estudantes a informar esses casos, para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Espera-se, com essa medida, que a prática do bullying nas escolas do Brasil seja paulatinamente erradicada.



[1] sobre a pratica do “bullying” ficaria melhor



Notas

C1- 140(significativos desvios)

C2- 160 (repertórios não estão tão produtivos)

C3- 120 (argumentação mediana, com algumas lacunas)

C4- 140 (significativos desvios na coesão)

C5-200 (possui os 5 elementos)

Total; 760
0
Avatar do usuário
Por Mascarenhas
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72724
@glauberx1 você poderia explicar melhor porque minha introdução ficou abstrata? Não consegui entender.
0
Avatar do usuário
Por glauberx1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72777
@Mascarenhas Olá, tudo bem? Foi só a parte dos "marcadores de diferença", que não foi desenvolvido/explicado ao longo de seu texto. Faltou explicar que marcadores seriam esses e quais a relevância para o tema. Espero ter ajudado!
0
Avatar do usuário
Por LailaSantos
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#73575
@Mascarenhas,
Boa noite!
Fiquei ausente da plataforma por alguns dias e só agora fui notificada da menção.
Como sua redação já foi corrigida, fico na expectativa de te ajudar na próxima, basta me marcar.
Bons estudos!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
102 Exibições
por Yasminnnnnnn
0 Respostas 
100 Exibições
por Lilysilva427
0 Respostas 
71 Exibições
por Maxy
0 Respostas 
72 Exibições
por daniella5
1 Respostas 
105 Exibições
por daniella5
2 Respostas 
116 Exibições
por daniella5
0 Respostas 
55 Exibições
por Mateus160199
0 Respostas 
69 Exibições
por mariaov
0 Respostas 
63 Exibições
por gabri947
A Prática de Bullying nas Escolas do Brasil
por Tau    - In: Outros temas
3 Respostas 
153 Exibições
por Samara102006

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM