Em primeiro lugar, é importante destacar o ambiente familiar como primordial na formação de agressores. Portanto, é notório que os filhos são o reflexo dos pais, haja em vista que, segundo a pesquisa feita pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, 87% das crianças que vivem em lares violentos e abusivos, têm comportamento extremamente agressivo, em relação a outras crianças. Uma vez que, essas crianças veem na prática do bullying, uma forma de reprimir a angústia vivenciada dentro do ambiente familiar. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Ademais, outro entrave são os marcadores de diferença como alvo principal do bullying. Tem-se como exemplo, a matéria publicada pelo Instituto Casa1, no qual é exposto que, 94,3% das pessoas que sofrem bullying convivem com algum tipo de marcadores de diferença. Tendo em vista que, a discriminação contra esses marcadores de diferenças (sexualidade, cor de pele, gênero e etnia), leva a um aumento significativo nos números de suicídio no Brasil. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise desses fatores.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que a escola, forte ferramenta na formação de opinião, realize, por meio de rodas de conversas, discussões sobre a problemática, na prática do bullying, a fim de estimular os estudantes a informar esses casos, para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Espera-se, com essa medida, que a prática do bullying nas escolas do Brasil seja paulatinamente erradicada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.