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Por mariacostz
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A constituição federal de 1988, documento jurídico, mais importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito a saúde, como inerente a todo cidadão brasileiro, porém tal prerrogativa não tem se reverberado, quando se observa que o Brasil é recordista em doenças mentais, dificultando desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem este quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o agravamento dos transtornos mentais, inseridos na população. Nesse sentido, com investimento do governo e com um tratamento adequado e de qualidade para a saúde psicológica, de acordo com 28 pesquisadores integrantes da comissão Sancet, 3,5 milhões de pessoas ao ano poderiam ser salvas da morte.
Ademais é fundamental apontar as redes sociais como impulsionador do problema no Brasil. Segundo a canção de "Jeaulosy, jealousy" da cantora norte-americana Olívia Rodrigo,
é representada a situação que o jovem atual presencia, através da comparação a vidas "perfeitas" que são transpassadas através das publicações em redes sociais. Por meio de versos como "Tudo que eu vejo é o que eu deveria ser, mais feliz, mais bonita, inveja, inveja." "Estou tão cansada de mim mesmo, eu preferia ser qualquer outra pessoa." Por meio desse cenário de comparação diária, jovens e adolescentes são os principais grupos a serem atingidos pelos transtornos mentais, como depressão e a ansiedade.
Depreende-se portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o ministério da saúde, por intermédio da inclusão de palestras sobre doenças mentais e como preveni-las, educando a população a fim de acabar com o estigma estabelecido sobre as questões psicológicas do ser humano. Assim se consolidará uma sociedade mais saudável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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