A priori, é fractual pontuar que, o racismo é algo hereditário, ocorre desde a chegada de Dom Pedro Álvares Cabral ao Brasil, tendo em vista que escravidão ocorreu apenas pelo fato dos índios serem negros e não brancos. Desse modo, so reafirmar que tais contudas ocorrem de formas diferentes, visando apenas sem tom de pele. Assim como, no filme supracitado "O ódio que você semeia", Starr pergunta a seu tio policial como ele efetuaria a abordagem a um homem negro e a um homem branco, fica palpável que a abordagem a um negro seria diferente, podendo a ter ser de forma nociva.
Ademais, fica claro que, o assassinato de pessoas negras aumenta cada vez mais no Brasil, assim como a revolta da população, resultando no movimento "Black lives Matter" que tem origem norte-americana, contudo, acabou causando impacto no mundo, inclusive no Brasil. Entretanto, Geledés diz: " A vida do negro não importa. Se importasse, a expressão BlackLivesMatter não seria necessária", já que, algumas das vítimas assassinadas, não receberam justiça por suas vidas perdidas.
Portanto, medidas executáveis são necessárias para que haja uma diminuição em casos de homicídios de jovens negros no Brasil. Desse modo, cabe ao governo, juntamente com a mídia, propor por meio de campanhas e palestras em instituições escolares, a conscientização direcionada a sociedade, sobre o que é o racismo e quais fatores ele pode ocasionar. Somente dessa forma, tal discriminação começará a desaparecer e vidas negras começaram a importar. Pois, 80 tiros não aconteceram por engano, mais sim pelo fato de ter sido um homem negro e não um branco.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.