Em primeiro plano, o documentário brasileiro “O Renascimento do Parto” retrata diversas formas de violência obstétrica que ocorrem tanto em redes públicas como privadas. Pode-se citar violência indireta, como insultos verbais dos médicos, proibição de acompanhante, indução hormonal à parturiente. Além da violência direta como episiotomia sem o consentimento da paciente, empurrar a barriga da gestante, puxar a cabeça do bebê, com a tentativa de apressar um processo natural que o corpo da mulher seria capaz de cumprir.
Ademais, a filósofa Simone de Beauvoir afirma que: “o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. Tal frase se aplica aos hospitais que se acostumaram a optar por cesarianas, por serem um procedimento rápido. A frase também pode se referir às mulheres, que por falta de conhecimento, passaram a enxergar a cesárea como a forma mais segura de parir, posto que com ela, as gestantes deixarão todo o processo nas mãos dos médicos.
Portanto, torna-se necessária a intervenção do Ministério da Saúde, para a conscientização, não só das gestantes, mas também dos profissionais da saúde, sobre o parto humanizado. Tais intervenções podem ser feitas em ambientes de saúde como postos e hospitais, e também durante o pré-natal das pacientes, por meio de palestras e cursos sobre partos respeitosos. Dessa maneira, tanto as mulheres como os profissionais, estariam cientes dos direitos de uma gestante, fazendo-se possível o aumento de partos humanizados sem violência obstétrica.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.