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Por Carolinaleao
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Segundo a Constituição Brasileira de 1988, a saúde é um direito básico de todo cidadão do país, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a nação brasileira o acesso gratuito a saúde. O investimento no campo da saúde é escasso no Brasil, mesmo com o SUS faltam medicamentos e aparelhos médicos de demasiada importância- a carência de infraestrutura em hospitais públicos também é uma óbice, que causa a superlotação e o falecimento de quem não obteve atendimento de qualidade.
De acordo com o filósofo grego Hipócrates, o homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio- sendo assim, é importante o investimento em aparelhos e medicamentos hospitalares. Apenas 8% do PIB brasileiro é para investimento na saúde, desses apenas 3,8% são destinados à saúde pública. A corrupção e o desvio de verba pública são alguns dos colaboradores para essa problemática, já que se este dinheiro fosse investido, os desafios seriam menores.
A série brasileira "Sob Pressão" retrata o dia a dia de funcionários de um hospital público no subúrbio do Rio de Janeiro, e exprime as dificuldades de manter os pacientes vivos mesmo diante da falta de estrutura e medicamentos. A falta de leitos em hospitais causa diversos problemas e empecilhos para uma saúde pública de qualidade no país, entre eles a superlotação, que agrava a situação dos pacientes e impede o acesso ao atendimento.
Sendo assim, o filósofo e pensador chinês Confúcio constatou que não corrigir as nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros, deste modo, faz-se importante observar e corrigir os erros no Sistema Único de Saúde- cabe ao governo federal por meio do Ministério da Saúde direcionar mais verbas para o SUS e investir em medicamentos e equipamentos de saúde, assim os desafios serão combatidos com eficiência.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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