Conhecida como "Cidadã", por ter sido criada no processo de redemocratização, a Constituição Federal brasileira, de 1988, assegura a todos os cidadãos do Brasil, o direito à cultura. No entanto, apesar de garantia constitucional, nota-se que tal direito, no que diz respeito ao acesso à cultura na sociedade brasileira, não é assegurado e ainda enfrenta barreiras no país. Nesse âmbito, é lícito destacar como principais causas do problema a insuficiência política e a desigualdade social. Diante disso, analisar as circunstâncias desse empecilho é medida que se faz imediata.
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de acesso à cultura, no que concerne à criação de mecanismos que controlem tal problema. Nesse sentido, é importante destacar que o não comprometimento político com a arte se torna um fator que colabora com a lacuna cultural presente no país. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como à cultura. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.
Ademais, é fundamental apontar a desigualdade social como impulsionadora do óbice no Brasil. Por este ângulo, é notório que uma das causas que dificulta o contato com a cultura é a desigualdade social, pois muitos não possuem condições para frequentar espaços como cinemas, museus, teatros e tantos outros espaços de caráter artístico cultural, seja pela falta de capital, seja pela falta de tempo por trabalhar demais. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 1.185 municípios brasileiros não possuem salas de biblioteca públicas e outros 5.141 não possuem cinema. Logo, tudo isso retarda a resolução do empecilho.
Depreende-se, tendo em vista a problemática debatida, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal por meio do projeto "Mais Cultura", aja, criando o passe livre para pessoas das classes baixas, dando acesso à espaços culturais e, é necessário também, que o Estado construa cinemas e bibliotecas públicas em áreas periféricas do território brasileiro. Dessa maneira, atenuar-se-á o impacto maléfico causado pela falta de acesso à cultura no Brasil e assim, será possível aumentar o contato brasileiro com a arte.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.