No filme "Preciosa", é retratada a história da vida de Claireece, uma garota norte-americana, ao longo da trama, a narrativa revela que a garota negra é, desde pequena, violentada pelo seu pai, o que resultou em duas gravidezes. Paralelo a isso, é fato que a realidade apresentada na obra pode ser relacionada com a contemporaneidade em diversos aspectos, quando ainda mostra-se presente essas lamentáveis condutas na sociedade e em destaque, no Brasil. Sendo assim, percebe-se a configuração de um grave problema, em virtude da insuficiência política e do receio de denunciar. Diante disso, analisar as causas desse problema é medida que se faz imediata.
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a insuficiência política para combater a problemática, no que concerne à criação de medidas cabíveis que controlem tais recorrências. Nesse sentido, é indubitável que a falta de iniciativa dos políticos brasileiros colabora para o aumento e recorrência dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Essa conjuntura, segundo o filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.
Ademais, é fundamental apontar o receio de denunciar como impulsionador do problema no Brasil. Segundo dados, o Disque Denúncia - Disque 100 -, registrou em 2014 uma média de 13 denúncias diárias de abusos de meninos, o número ainda representa menos de 30% dos casos com meninas. Diante do exposto, é incontestável que o receio de denunciar agrava esse problema, pois, muitas vezes, o agressor usa de ameaças contra a criança ou adolescente e até contra a família da vítima, para amedontrá-la diante da situação, o que causa o receio e a falta de denúncia, por medo. Logo, tudo isso retarda a resolução do empecilho e é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, tendo em vista a problemática debatida, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é importante que o Estado, por meio de programas para promover a denúncia e mostrar que a justiça está do lado das vítimas, aja, fazendo acordos com emissoras de televisão e use a mídia para promover a programação de motivação para as vítimas de abuso sexual, a fim de combater o problema debatido. Dessa maneira, atenuar-se-á, o impacto maléfico causado pelo óbice. Assim, será possível caminhar para a diminuição da violência sexual e evitar histórias como a de Preciosa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.