Avatar do usuário
Por lulululu
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69872
A história da educação no Brasil inicia-se no período colonial, quando começam as primeiras relações entre o Estado e a educação, efetivando uma contribuição importante para a formação e desenvolvimento da sociedade brasileira. Entretanto, apesar de a educação ser direito de todos e dever do Estado e da família, ainda há um número elevado de crianças e adolescentes fora da escola, e, ainda assim a sociedade brasileira se mostra incapaz de combater a evasão escolar. Com efeito, a construção de uma sociedade isonômica pressupõe o debate e combate sobre tal controversa, principalmente quando existe o despreparo para a adaptação do indivíduo em uma sociedade democrática e o possível aumento da desigualdade social, como principais impactos da evasão escolar para o futuro do país.

Sob uma perspectiva primária, o despreparo para a adaptação do indivíduo numa sociedade democrática será uma das principais consequências da evasão escolar para o futuro do Brasil, já que com a ausência da educação, é extremamente difícil compreender contextos históricos e criar reflexões críticas acerca da sociedade. Nessa abordagem, o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire relata que: “A educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Assim, com a persistência da evasão escolar no país, crianças e adolescentes terão sua formação crítica como cidadãos prejudicadas, em razão da escassez da análise das suas realidades sociais, históricas e culturais, que, apenas através do conhecimento estabelece uma enorme possibilidade de transforma-la por meio do voto. Desta forma, é evidente que a permanência do abandono escolar afeta e afetará ainda mais o sistema democrático do Brasil.

De outra margem, o aumento da desigualdade social também é um dos impactos da evasão escolar para o futuro do país. Nesse viés, dados divulgados pelo IBGE relatam que em 2019, no Brasil, cerca de 737 mil jovens entre 15 e 17 anos encontravam-se fora do colégio, contendo o percentual de 11,8% referentes aos jovens mais pobres, oito vezes maior que os mais ricos que abandonaram a escola, esses somam 1,4% conforme os dados. Assim, com a continuidade da evasão escolar no país, os jovens mais pobres terão dificuldades para exercer trabalhos qualificados, e permanecerão nas classes de baixa renda, gerando consequências irreversíveis, como, o crescimento do desequilíbrio social no Brasil. Desse modo, enquanto o abandonamento do ambiente de ensino permanecer, a sociedade brasileira será determinada a viver com a injustiça social.

Dessa forma, pode- se perceber que a evasão escolar é uma grave problemática e trará consequências severas caso siga crescente, tornando-se urgente que seu combate seja tratado com eficácia. Para isso, o Ministério da Educação deve, com urgência destinar verbas para o investimento da melhoria das estruturas das escolas públicas, além de adicionar Bases Curriculares, cursos que visem a orientar os adolescentes para o sistema democrático do país e mercado de trabalho, por meio da inclusão de seu objetivo na base de Diretrizes Orçamentária, com o intuito de democratizar um ensino de qualidade inquestionável. Nessa lógica, é importante também a participação da Secretária da Educação, que, aliada a mídia, pode executar campanhas publicitárias que ressaltem a importância dos estudos, através de jornais, revistas, livros e filmes, para incentivar os jovens a continuarem no caminho da educação. Dessa maneira, é possível que os impactos causados pela evasão escolar permaneçam apenas no passado brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por lulululu
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69874
@AnaMandu, @EmillyySilva @francis @Higorrair gente, podem me ajudar corrigindo minha redação? Obrigada :mrgreen:
0
Avatar do usuário
Por chihirukiki
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72031
lulululu escreveu:EmillyySilva[/mention]
@francis
@Higorrair
@chihirukiki
gente, podem me ajudar corrigindo minha redação? ficarei muito grata!! :mrgreen:[/qu
lulululu escreveu:EmillyySilva[/mention]
@francis
@Higorrair
@chihirukiki
gente, podem me ajudar corrigindo minha redação? ficarei muito grata!! :mrgreen:

Oiiii! Vi que seu texto ainda não obteve correção e não havia visto a menção, perdão pela demora! Você ainda quer a correção? Pergunto pois muitas vezes corrijo e a pessoa não responde mais, então acabo perdendo tempo em uma correção que poderia ter sido feita para outra pessoa. :/

Aguardo retorno! 🐰

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
0
Avatar do usuário
Por lulululu
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72142
chihirukiki escreveu:
lulululu escreveu:EmillyySilva[/mention]
@francis
@Higorrair
@chihirukiki
gente, podem me ajudar corrigindo minha redação? ficarei muito grata!! :mrgreen:[/qu
lulululu escreveu:EmillyySilva[/mention]
@francis
@Higorrair
@chihirukiki
gente, podem me ajudar corrigindo minha redação? ficarei muito grata!! :mrgreen:

Oiiii! Vi que seu texto ainda não obteve correção e não havia visto a menção, perdão pela demora! Você ainda quer a correção? Pergunto pois muitas vezes corrijo e a pessoa não responde mais, então acabo perdendo tempo em uma correção que poderia ter sido feita para outra pessoa. :/

Aguardo retorno! 🐰
@chihirukiki, quero sim!
0
Avatar do usuário
Por chihirukiki
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#73453
Olá, pessoa querida! Me desculpe pela demora, porém, mais tarde do que nunca! :lol:

De antemão, declaro que ADOREI o seu texto. Parabéns! Você verá que minhas maiores ressalvas foram mais em relação à C1.
Dito isso, aqui está a sua correção:
https://docs.google.com/document/d/1xV3 ... sp=sharing

Caso não consiga abrir, me mande uma mensagem no privado!
Nunca desista!
Abraços e bons estudos! 🌻🐰

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
O futuro do trabalho e o trabalhador do futuro
por danini    - In: Outros temas
1 Respostas 
130 Exibições
por EmillyySilva
0 Respostas 
116 Exibições
por Errduarda
O Aumento da Evasão Escolar no Brasil
por Jxliu    - In: Outros temas
0 Respostas 
77 Exibições
por Jxliu
O aumento da evasão escolar no Brasil
por yas4436    - In: Outros temas
0 Respostas 
95 Exibições
por yas4436
2 Respostas 
181 Exibições
por jessie11
O aumento da evasão escolar no Brasil
por medjun    - In: Outros temas
4 Respostas 
251 Exibições
por medjun
O Aumento da Evasão Escolar no Brasil
por Samara102006    - In: Outros temas
9 Respostas 
608 Exibições
por Mylike
O aumento da evasão escolar no Brasil
por Geovannna    - In: Outros temas
6 Respostas 
230 Exibições
por Lauany25
O aumento da evasão escolar no Brasil
por vaz    - In: Outros temas
0 Respostas 
154 Exibições
por vaz
A evasão escolar no Brasil
por romulooli    - In: Outros temas
0 Respostas 
66 Exibições
por romulooli

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM