Primordialmente, é notório que ser dependente químico e uma doença grave, que para deixar o vício e preciso de apoio e força de vontade. Desse modo, no filme "querido menino" dos escritores Nic Sheff e David Sheff, é retratada a historia do jovem Nic Sheff, que por sua vez e viciado em metanfetamina, consequentemente abala a rotina da família e do lar, lutando para se recuperar, mas volta e meia se entrega ao vício. Dessa maneira, mostra que pessoas dependentes precisam de ajuda urgentemente. A lei 13.840/19, sancionada pelo governo Federal permitindo a internação compulsória de dependentes químicos1,ou seja, sem a necessidade de autorização judicial. Dessa forma, a internação e uma das melhores opções, ou a melhor, alternativa para dependentes químicos.
Em virtude de ser um dependente, evidentemente na ausência das substâncias químicas, os efeitos da abstinência no organismo variam de acordo com a droga de uso, explica Analice Gigliotti, chefe do setor dependência química da Santa casa da misericórdia. Apesar de serem corntonaveis não deixa de ser um perigo para a saúde. Dessa maneira a lei 11.343, de 2006, conhecida como a lei Anti-drogas, instituiu o sistema Nacional de políticas públicas sobre drogas-Sesnad, estabeleceu normas para repressão á produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas, e definiu crime. Tendo em vista que o consumo dessas substâncias traz graves riscos a saúde, também é crime, o uso e o tráfico.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o problema. O MEC(ministério da saúde) junto ao governo Federal, devem fazer palestras anti-drogas com o objetivo de mostrar os efeitos ao introduzir substância químicas. Por meio da ajuda de clínicas de reabilitação e profissionais da saúde-como médicos e psicólogos, incentivado a internação. Em fim, com essa medida espera-se que a utilização de substâncias químicas seja freada no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.