Diante desse cenário, pode-se observar que a negligência jurídica possui forte influência no problema. Acerca disso, o sociólogo francês Pierre Bordieu afirma que aquilo que foi criado para ser instrumento de democracia não deve se tornar instrumento de opressão simbólica. Dito isso, entende-se que a legislação brasileira perde sua função como mecanismo democrático, visto que as leis voltadas aos crimes de ódio se mostram insuficientes no que concerne ao meio cibernético, uma vez que não abrangem violações cometidas nesse ambiente. Sendo assim, é imprescindível que esses comportamentos finalmente passem a ser penalizados.
Ademais, a banalização das relações interpessoais age como peça-chave do impasse. Sob essa ótica, o conceito de "Modernidade Líquida" - desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman - define as relações contemporâneas como dinâmicas e maleáveis, como os líquidos. Nesse sentido, nota-se que a sensação de impunidade promovida pelo ambiente virtual leva o usuário a um afastamento da realidade, o que, por conseguinte, o influencia a fazer comentários maldosos que, embora pareçam banais aos olhos do autor, fazem com que a vítima se sinta intimidada. Logo, é ilógica a permanência dessa conduta em uma sociedade dita civilizada.
Portanto, é extremamente necessário mitigar os causadores do discurso de ódio nas redes sociais. Para isso, de modo a combater esses crimes cibernéticos, o Poder Legislativo - dada a sua função de formular as leis vigentes no país - deve promover a criação de leis que serão concretizadas através da aplicação da devida punição aos infratores. Tal ação deve ser divulgada virtualmente para que os usuários entendam que, tal como no mundo físico, a internet também possui regras e, assim, o direito à liberdade de expressão possa ser exercido corretamente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.