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Por helo0568
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A banda brasileira, Legião Urbana, na música "Índios" retrata como os indígenas foram desrespeitados desde a chegada dos portugueses em solos brasileiros, em 1500. Problemática com raízes arcaicas que advém, sobretudo, da desvalorização da cultura e do desrespeito histórico com os primeiros habitantes do Brasil.

Mormente, podemos entender o estorvo ocasionado pelo esquecimento e desprezo da cultura indígena, como consequência de um desrespeito histórico e uma tentativa de aniquilação de sua cultura. O período conhecido como Brasil Colônia, foi um dos momentos mais astrosos para esses povos, conjuntura, na qual houve um genocídio e apagamento de suas práticas religiosas e de seus costumes. Hodiernamente, vivenciamos o reflexo dessa injúria, tornando-se, portanto, inadmissível que tal cenário de desmantelo e descaso com a população indígena siga a perdurar.

Ademais, o apreço pela cultura e mostrar-se solidário ao que os ancestrais vivenciaram e deixara como herança é de total relevância para uma sociedade. O filósofo Prussiano, Friedrich Niezstche, foi um dos grandes idealizadores do pensamento de preito e exaltamento da cultura, entendendo que a mesma é o meio pelo qual o homem encontra refinamento emocional, mental e moral. Legado histórico dos antepassados auxília a sociedade contemporanêa a torna-se mais sábia e empática. Destarte, presta-se urgente medidas e soluções para tal empecilho ser solucionado.

Em síntese, diante do impasse. faz-se pressuroso que o Ministério da Educação, crie projetos para dispor nas escolas atividades com temáticas indígenas, com a presença de um membro com propriedade no assunto. Dessa forma, instruir cidadãos com conhecimento histórico, respeito e valorização desta cultura. Sua realização poderá ser feita uma vez ao mês, com a aglomeração dos alunos em um ambiente comum da instituição escolar. Para que assim, a música "Índios" fique apenas como base de conhecimento e não como um reflexo atual.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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