Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ineficácia de medidas governamentais para melhorar a mobilidade urbana a todos. Nesse sentido, evidencia-se uma situação precária nos transportes coletivos, deixando os indivíduos sem alternativa, mesmo pagando pelo o serviço que não é estabelecido. Dessa forma, privilegiando só as pessoas que possuem carros privados, que, normalmente são pessoas favorecidas economicamente. Essa conjuntura, de acordo com filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social", ja que o estado não cumpre corretamente sua função de garantir que os cidadãos gozem de direitos imprescindível, como o transporte, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar veículos poluentes como impulsionador que dificulta e a melhora da mobilidade urbana. Segundo o universo online o UOL, os carros atuais a base de combustíveis fósseis como gasolina,álcool e diesel, são responsáveis por maior parte da poluição. Desse modo, colocando a sociedade doente, além de destruir a mobilidade urbana emitindo esses combustíveis fósseis em forma de: CO2. Logo é inadmissível que esse cenário continue
Depreende-se, portanto a necessidade de novas medidas para combater essa problematica. Para isso é imprescindível que o estado, por intermédio de verbas governamentais, faça renovação de veículos, colocando no lugar uma frota de ônibus híbridos e invistam em trens, metros e bondes elétricos- para sociedade não sofre com o estress de esperar ou ficar doentes com gases poluentes— com intuito de melhorar a mobilidade urbana em todo o Brasil mas, principalmente em grandes centros urbanos, deixando livres de veículos problemático. Assim, se tornara uma sociedade na qual possui seus direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988, e se distanciando da violação do "Contrato Social", de John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada