Avatar do usuário
Por JamilyPP
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71949
No Brasil, o processo educacional de surdos inicia-se após a criação da primeira escola para deficientes auditivos, localizada no Rio de Janeiro. Desde então, essa formação é acompanhada por diversos empecilhos, como os preconceitos enraizados da nossa cultura, segregações por aqueles considerados “normais”, escassez de recursos, profissionais e investimentos para melhoria deste ensino, sendo dever das autoridades governamentais o melhoramento da formação educacional de surdos, sancionada pela Constituição Cidadã de 1988, que assegura a educação como um direito social de todo o cidadão brasileiro.
Evidente, que no Brasil a educação não é priorizada, ainda mais a educação de deficientes auditivos, sendo constituída por profissionais despreparados, por falta de investimento na formação tanto dos profissionais, quanto na formação dos estudantes. A primeira análise, é a grade curricular da Educação Básica, que torna LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, língua oficial dos surdos - como opcional, dificultando a inclusão desses estudantes e o acesso ao saber sobre esta língua, já que grande parte da população não exige uma educação inclusiva, por não necessitar dela.
A segunda análise, se dá pela falta de recursos e representatividade nas escolas, televisão e mídias sociais. Nas escolas, são poucos os recursos oferecidos para acessibilidade desses alunos à aprendizagem, de maneira que resulte, como mostrado no texto II, o declínio de matrículas de surdos na Educação Básica. A falta de representatividade nas mídias é outro fato recorrente, apenas em alguns comerciais, campanhas que são voltadas para pessoas surdas e a maioria são em época de eleições.
Diante do exposto, é de forma impreterível que o ensino de LIBRAS seja de forma obrigatória, assim como as demais disciplinas, na formação educacional dos indivíduos, facilitando a inclusão dos alunos, por meio de projetos e atividades lúdicas, estimulando a representatividade no ambiente escolar. De modo igual, é preciso que o Estado faça melhorias significativas no sistema de ensino, para que o grupo tenha acesso a uma educação de qualidade e tenham seus direitos assegurados. Promovendo também campanhas e programas educacionais nas mídias sociais, que sejam direcionados para pessoas com dificuldades auditivas. Ultrapassando então, estes desafios na formação educacional de surdos no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
51 Exibições
por laif
0 Respostas 
100 Exibições
por Maiazinha2
0 Respostas 
75 Exibições
por sarabarroso
0 Respostas 
83 Exibições
por Erickbx
0 Respostas 
86 Exibições
por ellyysz
0 Respostas 
52 Exibições
por Beatriz5
2 Respostas 
189 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
82 Exibições
por Lyapr
7 Respostas 
204 Exibições
por MrMago
0 Respostas 
34 Exibições
por Th4isxz

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM