Em primeiro lugar, a superlotação é uma questão referente aos homens. Porque, sim, os homens constituem a gasta maioria daqueles que se encontram encarcerados. Segundo o ministério da justiça 40% for presidiários são provisórios e aguardam o julgamento. O aprisionamento nunca resolveu os problemas para os quais pressupõe-se que seriam as respostas. Não há menos roubo, assalto ou assassinato porque as pessoas são presas. Mas um fato é: as pessoas saem da prisão ainda mais violentas do que eram quando entraram.
Segundo Nelson Mandela "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".
Diante disso, todo humano tem direito a educação, más menos de 13% da população carcerária tem acesso a ela e 8% são analfabetos. Na série americana Orange is the New Black, a personagem Tasha Jefferson fala "nossa luta é contra um sistema que não dá a mínima pra quem é pobre, pra quem é negro e quem é pobre e negro". A série aborda várias temáticas que se assemelham com a realidade atual como o quanto o sistema carcerário é falho, corrupção dentro dos presídios, falta de higiene básica, rebeliões, falta de capacitação de agentes prisionais, entre outros temas que deveriam ser levados em conta.
Tendo em vista que, a violência é o produto da realidade social em que o indivíduo está associado, ou seja, das condições sociais que determinam ações violentas, portanto, torna-se evidente que presos deveriam ser separados por tipos de crimes, evitando assim o contato entre autores de crimes amenos com o de crimes mais graves. O ministério da justiça por meio de programas criaria cursos técnicos para a formação e preparação do detento com a finalidade de reintegrá-lo a sociedade. E uma reforma na lei das drogas, já que o tráfico de drogas é o principal motivo para as prisões no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada