Conhecida como "Cidadã" por ter sido criada no processo de redemocratização, a Constituição Federal brasileira de 1988, assegura a todos o direito essencial à educação. No entanto, apesar de garantia constitucional, nota-se que tal direito não é assegurado no que diz respeito aos desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil. Sendo assim, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos em virtude da ineficiência legislativa e a discriminação. Diante disso, analisar as causas desse problema é medida que se faz imediata.
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a insuficiência legislativa por parte do Estado, no que concerne à efetividade das leis. Nesse sentido, percebe-se que apesar de já haver garantia legal do direito à educação, também há uma considerável lacuna que inviabiliza o vigor jurídico. De acordo com Thomas Jefferson - terceiro presidente dos Estados Unidos-, a aplicação das leis é mais importante que a sua própria elaboração. Logo, é indubitável que a falta de Jefferson pode ser relacionada a não garantia de acesso à educação para pessoas surdas. Diante do exposto, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.
Ademais, é fundamental apontar a discriminação de pessoas com problemas auditivos como impulsionador do problema no Brasil, essa discriminação pode ser classificada como a exclusão que as pessoas surdas sofrem quando os ouvintes não as incluem em conversas. Mas, por que essa exclusão ocorre? É notório que o não ensino da linguagem em Libras dificulta a comunicação com indivíduos em deficiência auditiva, pois, apesar da Lei n° 10.436 reconhecer a Língua Brasileira de Sinais como a segunda língua oficial do país, seu ensino nas escolas ainda é pouco. Logo, tudo isso retarda a resolução do empecilho.
Depreende-se , tendo em vista a problemática debatida, há a necessidade de se combater essa obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Poder Legislativo, por meio das escolas, aja, implementando de forma obrigatória em instituições de ensino públicas e privadas o ensino das Libras desde o 3° do ensino fundamental, com a finalidade de eficientização legislativa da Constituição Federal e diminuindo a discriminação contra pessoas surdas. Assim, atenuar-se-á os desafios para a formação dos surdos no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.