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Conforme Simone de Beauvoir afirma, o mais escandaloso de todos os escândalos é que nos habituamos a eles. A denúncia de casos de assédio moral é de extrema importância, visto que ajuda a combater o comportamento do agressor, prevenir que mais trabalhadores sofram o incômodo e contribuir para uma relação mais colaborativa e saudável no local de trabalho. Todavia, segundo um levantamento feito pela BBC Brasil, 87% das vítimas decidem não denunciar a conduta. Dessa forma, o número de casualidades não diminui, e a sociedade prova o argumento de Edward Burke: “Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.”
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Ademais, é fundamental apontar como o assédio moral atinge o ser humano. Sempre que o funcionário é atacado com humilhações, “brincadeiras” e rebaixamentos, sua moral, dignidade e autoestima é atingida. Simultaneamente, esses atos acarretam danos morais, psicológicos e até mesmo físicos, como depressão, ansiedade, insônia, distúrbios alimentares, problemas na coluna e até mesmo o suicídio dependendo do caso. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
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Portanto, conclui-se que o assédio moral é um mal que atinge toda a sociedade e deve-se trazer soluções para o problema. Para isso, é imprescindível que o Ministério do Trabalho crie campanhas e propague a importância da denúncia e as consequências de tais atos, através de palestras e campanhas - utilizando-se de canais de comunicação, discussão aberta na mídia, fóruns de explicação do tópico e de debate na internet - a fim de impedir que esse tipo de prática continue desmoralizando funcionários através do globo. Outrossim, sindicatos trabalhistas devem se juntar ao Congresso Nacional para convocar mais sanções para a proteção do assalariado, com multas para o empregador/empresas coniventes com a prática, de modo a impedir que ações descreditem-os. Assim se consolidará uma sociedade mais saudável e segura, indo contra a visão de Burke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.