Primeiramente, é importante ressaltar a ligação de atos agressivos, como o bullying, com a realidade de cada aluno, já que a influência direta dos familiares fora das escolas auxilia na criação da personalidade e imagem de cada indivíduo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que realizaram entrevistas com alunos, o número de provocações por alunos em escolas públicas é 1,1% maior do que de escolas particulares. Diante mão, é perceptível a influência socioeconômica presente nessas atividades, onde a violência é presenciada no dia a dia pelas classes mais baixas.
Ademais, é compreendido um fator cultural e histórico dentro destes acontecimentos, uma vez que na mesma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), os meninos praticam bullying e são provocadores 9,4% a mais que as meninas. Dessa forma, é claro a permanência de relações sociais e a diferença de gênero derivadas do passado, no qual os homens eram ensinados a lidar com os conflitos de forma violenta e proteger as mulheres.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater tais acontecimentos. Através do governo, é necessário a implantação de projetos e medidas socioeducativas dentro das famílias, principalmente de baixa renda, por profissionais qualificados, auxiliando os pais a lidarem com a fase de criança e adolescente dos seus filhos, evitando comportamentos violentos dentro de casa e a diferença de gênero. Diante esses projetos, seria diretamente refletido dentro do ambiente escolar, tornando-o mais saudável e seguro de frequentar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.