Segundo pesquisa do Instituto Clima e Sociedade, a má qualidade do transporte público aumenta a preferência por carros. , Isso porque temos um transporte com péssima qualidade e com altíssimas tarifas, sendo assim a população acaba optando pelo carro como principal meio de locomoção, gerando obstáculos na mobilidade urbana como: o famoso engarrafamento e a poluição sonora e atmosférica das cidades brasileiras.
Outrossim, é a falta de infraestrutura urbana, muitas cidades ainda não estão ajustadas com a crescente quantidade de veículos, e acabam *apre sentando* dificuldades no *trânsito*, dado que muitas ruas não são preparadas para essa grande escala de automóveis.
Outro obstáculo bastante presente é a falta de ciclovias para a população, em que por conta disso muitos ciclistas acabam se arriscando no meio do trânsito. Um levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) realizado em 2020, indica que mais de 13 mil ciclistas morreram no Brasil nos últimos 10 anos, sendo 60% das mortes ocorridas por atropelamento. Diante desse cenário fica evidente que a falta de ciclovias é bastante preocupante, e que algo deve ser feito.
Por fim, medidas devem ser tomadas e cabe aos governos municipais implantarem melhorias nos transportes públicos, por meio de aumento da quantidade dos transportes públicos e na realização de reparos dos coletivos, sendo assim, as pessoas vão começar a usufruir mais desse meio, e também realizar a implantação de infraestrutura urbana, aumentando ruas e implantando ciclovias nas cidades grandes e pequenas, fazendo isso a população vai se encorajar a usar a bicicleta com um meio de transporte. Espera – se que com essas medidas a mobilidade urbana deixe de ser um problema no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada