É preciso considerar, primeiramente, a falta de oportunidade e incentivo para que indivíduos de maior idade comecem e concluam seus estudos. Outro fator importante é a dependência financeira de suas famílias, que serve como empecilho para sua entrada e permanência em uma escola.
Por outro lado, na alfabetização de jovens, vemos como o sucateamento da educação pública e a inclusão desses menores nas redes sociais podem atrapalhar seu aprendizado. Nesse viés, a falta de incentivo se dá na banalização dos pais para seu acesso à cultura, - seja ela em forma de histórias, músicas, poemas, livros ou brincadeiras, - e em projetos públicos para a inserção deles de forma efetiva e enriquecedora nas aulas.
Em virtude do que foi mencionado, faz-se necessário que o Ministério da Educação em conjunto com o Poder Legislativo criem projetos de leis a fim de incitar a educação de jovens e adultos e melhorar a qualidade de ensino nas instituições públicas. Bem como a conscientização dos pais no enriquecimento cultural de seus filhos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada