Tendo em vista esses aspectos, em primeiro plano podemos citar a desigualdade de coletas de lixos que não é incomum encontrarmos precariedades nas regiões periféricas, com pouco ou nenhum acesso a coletas de lixos. Consequentemente, a falta de saneamento básico aumenta o risco de contágio a inúmeras doenças, entre elas a hepatite e a diarreia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 88% das mortes por diarreia no mundo são causadas pela falta de saneamento adequado. Aliás, a negligência por parte do poder público é o principal motivo do Brasil ainda não ter uma infraestrutura adequada de saneamento.
Além disso, no Contexto atual observamos a falta de água tratada, os quais apresentam problemas que aumentam a mortalidade infantil, diminui a expectativa de vida e aumenta os gastos com saúde por ter contato com a água não tratada que possivelmente está contaminada. Segundo o artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos", ou seja, o Governo tem muito o que melhorar os direitos iguais, e a conscientização é só o primeiro passo para isso.
Portanto, é viável a solução de medidas para a diminuição desse atual quadro. Para a falta de saneamento básico, urge que o Ministério da Secretaria Nacional de Saneamento, exemplifique a todas as cidades um plano municipal sobre serviços de água, esgoto, lixo e drenagem das águas, por meio de investimentos financeiros, crie fiscalizações com parceria com as Agências Reguladoras afim de melhorar a qualidade de vida da população sem o devido saneamento. O programa vai incluir também realizações de exames pelo Governo para a população com testes relacionados as doenças de água não tratada. Eventualmente, o Brasil se distanciará de um futuro citado pelo filme "Wall-E" rumo a um saneamento digno e adequado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.