Precipuamente,deve-se pontuar que a ausência do senso crítico individual é um dos principais causadores que nutre o estigma social da cordialidade. Nesse sentido,de acordo com Sergio Buarque de Holanda,em seu livro "Raízes do Brasil",é nítido que desde dos primórdios da construção do país há uma grande necessidade dos indivíduos sentirem-se aceitos,e tal problema se perpetua até o momento presente,ocasionado a anulação da razão em detrimento da emoção. Desse modo,faz-se mister a reformulação da postura individual de cada cidadão.
Ademais,é imperativo ressaltar o papel dos meio de comunicação nesse contexto. Partindo desse pressuposto,segundo o psicólogo Alber Bandeira,a mídia tem um papel transformador,pois afeta de forma direta a mente das pessoas. Seguindo essa linha de pensamento,observa-se que,por meio desse elemento é possível consolidar idéias que seguem muito mais o viés emotivo,e assim perpétua a cultura de amabilidade a qualquer custo. Tudo isso retarda o desenvolver do pensamento crítico-social para com essa problemática.
Assim,medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço desse fenômeno na sociedade brasileira. Dessarte,com o intuito de mitigar as consequências da cordialidade excessiva no país é imprescindível que a mídia busque explanar as sequelas desse fenômenos,por intermédio dos meios de comunicação- internet e televisão- e desenvolvam programas que contenham o contexto histórico,no qual o Brasil está alicerçado,para que com isso os indivíduos possam entender e gozar da real cordialidade. Logo,se consolidará uma sociedade mais ciente de suas raízes e qur valorize a sensatez.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.