Desde o século XVII , com o avanço da Revolução Industrial atrelado às divisões do trabalho, notava-se que as relações se davam de forma tóxica como: Falta de benefícios, turnos exaustivos, sem direitos trabalhistas e assédio moral. Sabe-se que desde então, houveram mudanças legislativas após a Consolidação das Leis de trabalho, todavia no âmbito social estima-se ainda defasado. A prerrogativa de assédio moral está diretamente relacionada com as políticas da empresa, uma vez que nestes ambientes costuma-se haver muita pressão e consequente silêncio por parte dos funcionários. Tal situação é facilmente aplicada à frase de Simone Beauvior, filósofa francesa em que dizia " O mais escandaloso dos escandalos, é que nos habituamos a eles"
Ademais, é valido ressaltar a defasagem legislativa por parte do Estado, pois ainda que criadas, as leis são facilmente contornáveis. Fato este, que acarreta na perpetuação de práticas moralistas por parte do patrão e consequente danos psicológicos ao proletário. Tal situação é análoga a frase de Thomas Jefferson, 1º presidente dos E.U.A em que dizia "Mais importante que criar as leis, é aplicá-las". Contudo, diante dos fatos, há um comportamento de medo por parte do indivíduo assediado, em que o medo se consolida e práticas irregulares crescem de forma significativa. Deste modo, há buscas por medidas de cessar contatos com o empregador, seja pedindo demissão ou afastamento. Sendo assim, desencadeando uma onde de desempregados, e dependentes de terapia psicológica.
Em síntese, sugere-se por parte do Ministério do Trabalho, junto com a Organização Internacional do Trabalho, a implementação de palestras e webconferências ministradas por psicólogos do trabalho. Deste modo, destinadas a empresas e todos os seus funcionários com a finalidade de conscientizar desde a mais baixa a mais alta hierarquia, a respeito dos danos do assédio moral. Neste sentido, causando um efeito de empatia ao colega de trabalho. Assim fazendo-se quebrar o fato patológico de Emile Durkheim.
Gente, alguém corrige por favorzinho?
Estou iniciando meus estudos de redação, tomara que esteja boa!!!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.