Avatar do usuário
Por stephsani
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71490
Na curta-metragem da Netflix "absorvendo o tabu", é retratada a trajetória de mulheres indianas e desamparadas da região rural no momento em que começam a produzir absorventes de baixo custo e, assim, caminham para a independência financeira. Nesse modo, assim como no documentário, no Brasil, meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade resistem a esse estigma. Isso se dá devido à falta de saneamento básico e a desinformação em relação à higiene feminina.

Diante dessa perspectiva, meninas entre os 14 e 17 anos acabam deixando de frequentar a escola durante o período menstrual por conta da carência de materiais higiênicos e do constrangimento em questionar sobre as necessidades que lhe sucedem.

Sendo assim, é de extrema importância levantar a pauta "saúde e higiene" nas escolas e disseminar a informação tanto para o público-alvo quanto para aqueles que tratam a situação como chacota, pois segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos. Entretanto, o tema não é tratado com a seriedade devida e acaba por não ser considerado.

Por esse viés, cabe ao Ministério da Saúde fornecer fácil acesso a absorventes nas Unidades de Saúde, e às instituições de ensino fundamental redigirem temas que auxiliem alunos também com o seu bem-estar, para que assim, possam viver uma vida plena.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 1. O participante demonstra desconhecimento total da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 2. O participante desenvolve texto que não contempla a proposta de redação: desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve algo ou conta uma história.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 3. O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Avatar do usuário
Por geoca
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71651
Oioi, olha eu aqui! Você me convocou e cá estou para lhe ajudar no que eu conseguir! 🤩
Lembrando que sou apenas estudante, então estarei apenas dando minha opinião sobre seu texto.

: apresenta recurso esperado
Vermelho: erro
Amarelo: ajuste ou não é necessário
Laranja: observações

INTRODUÇÃO:

Na curta-metragem da Netflix "absorvendo o tabu", é retratada a trajetória de mulheres indianas e desamparadas da região rural no momento em que começam a produzir absorventes de baixo custo e, assim, caminham para a independência financeira. Nesse modo, assim como no documentário, no Brasil, meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade resistem a esse estigma. (FALTA DE CONECTIVO)Isso se dá ,devido à falta de saneamento básico e a desinformação em relação à higiene feminina.

<< Aqui, não consegui entender muito bem a relação do repertório com o tema. Tente deixar mais explícito que a relação entre o documentário e a problemática, é que assim como as mulheres eram desamparadas no período menstrual, tendo que as mesmas produzirem seus próprios absorventes, no Brasil, muitas mulheres não possuem também esse amparo. Além disso, uma dica é que no lugar da falta de saneamento básico, colocar a questão da desigualdade social.>>

DESENVOLVIMENTO 1:

(Aconselho o uso de conectivos como: Primordialmente, Em primeira análise....)Diante dessa perspectiva, meninas entre os 14 e 17 anos acabam deixando de frequentar a escola durante o período menstrual por conta da carência de materiais higiênicos e do constrangimento em questionar sobre as necessidades que lhe sucedem.

<< seu argumento não está sendo desenvolvido. Seu primeiro argumento seria: falta de saneamentos básico. Diante disso, era conveniente que em seu primeiro parágrafo, você mostrasse que esse é realmente uma das causas que acarretam a pobreza menstrual. Além disso, apresente o tópico frasal, como por exemplo: Em primeira análise, é perceptível que a questão da desigualdade social no país, corroborada na pobreza menstrual. >>

DESENVOLVIMENTO 2:

(Aqui aconselho o uso de conectivos, como: Ademais, segundamente...) Sendo assim, é de extrema importância levantar a pauta "saúde e higiene" nas escolas e disseminar a informação tanto para o público-alvo quanto para aqueles que tratam a situação como chacota, pois segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos. Entretanto, o tema não é tratado com a seriedade devida e acaba por não ser considerado (FECHAMENTO).

<< aqui seu parágrafo parece mais uma conclusão do que um desenvolvimento. Além disso, tente usar mais períodos nos seus parágrafos. O argumento a ser desenvolvido seria: a desinformação perante a higiene feminina. Sendo que, você desenvolveu um parágrafo a cima da descriminação que por mais que seja algo relacionado com a desinformação, não foi apontado e desenvolvido por você. >>

CONCLUSÃO:

Por esse viés, cabe ao Ministério da Saúde (AGENTE) fornecer fácil acesso a absorventes nas Unidades de Saúde (AÇÃO), e às instituições de ensino fundamental redigirem temas que auxiliem alunos também com o seu bem-estar (AÇÃO), para que assim, possam viver uma vida plena.

<< Faltou que você deixasse explícito oque ia fazer no parágrafo, como por exemplo: Por esse viés, é necessário que medidas sejam tomadas a cerca da problemática. Sua conclusão, apresenta a ausência de recursos necessários nesse parágrafo!

AGENTE: ✅
AÇÃO:✅
MEIO: ❌
DETALHAMENTO: ❌
EFEITO: ❌

Recomendo que leia redações nota 1000 e assista vídeo aulas a cerca de:

• conectivos e sinônimos;
• estrutura do texto dissertativo- argumentativo;
• desenvolvimento de argumentação;

Com isso, termino minha analise aqui! Espero ter lhe ajudado de alguma forma. Beijão <3

⚠️ ATENÇÃO: não sei muito como analisar as competências, então pontuarei de acordo com meus conhecimentos. ⚠️

( Mil desculpas se cometi algum erro ao decorrer da minha analise, não sou profissional.)
0
Avatar do usuário
Por geoca
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71652
geoca escreveu:Oioi, olha eu aqui! Você me convocou e cá estou para lhe ajudar no que eu conseguir! 🤩
Lembrando que sou apenas estudante, então estarei apenas dando minha opinião sobre seu texto.

: apresenta recurso esperado
Vermelho: erro
Amarelo: ajuste ou não é necessário
Laranja: observações

INTRODUÇÃO:

Na curta-metragem da Netflix "absorvendo o tabu", é retratada a trajetória de mulheres indianas e desamparadas da região rural no momento em que começam a produzir absorventes de baixo custo e, assim, caminham para a independência financeira. Nesse modo, assim como no documentário, no Brasil, meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade resistem a esse estigma. (FALTA DE CONECTIVO)Isso se dá ,devido à falta de saneamento básico e a desinformação em relação à higiene feminina.

<< Aqui, não consegui entender muito bem a relação do repertório com o tema. Tente deixar mais explícito que a relação entre o documentário e a problemática, é que assim como as mulheres eram desamparadas no período menstrual, tendo que as mesmas produzirem seus próprios absorventes, no Brasil, muitas mulheres não possuem também esse amparo. Além disso, uma dica é que no lugar da falta de saneamento básico, colocar a questão da desigualdade social.>>

DESENVOLVIMENTO 1:

(Aconselho o uso de conectivos como: Primordialmente, Em primeira análise....)Diante dessa perspectiva, meninas entre os 14 e 17 anos acabam deixando de frequentar a escola durante o período menstrual por conta da carência de materiais higiênicos e do constrangimento em questionar sobre as necessidades que lhe sucedem.

<< seu argumento não está sendo desenvolvido. Seu primeiro argumento seria: falta de saneamentos básico. Diante disso, era conveniente que em seu primeiro parágrafo, você mostrasse que esse é realmente uma das causas que acarretam a pobreza menstrual. Além disso, apresente o tópico frasal, como por exemplo: Em primeira análise, é perceptível que a questão da desigualdade social no país, corroborada na pobreza menstrual. >>

DESENVOLVIMENTO 2:

(Aqui aconselho o uso de conectivos, como: Ademais, segundamente...) Sendo assim, é de extrema importância levantar a pauta "saúde e higiene" nas escolas e disseminar a informação tanto para o público-alvo quanto para aqueles que tratam a situação como chacota, pois segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos. Entretanto, o tema não é tratado com a seriedade devida e acaba por não ser considerado (FECHAMENTO).

<< aqui seu parágrafo parece mais uma conclusão do que um desenvolvimento. Além disso, tente usar mais períodos nos seus parágrafos. O argumento a ser desenvolvido seria: a desinformação perante a higiene feminina. Sendo que, você desenvolveu um parágrafo a cima da descriminação que por mais que seja algo relacionado com a desinformação, não foi apontado e desenvolvido por você. >>

CONCLUSÃO:

Por esse viés, cabe ao Ministério da Saúde (AGENTE) fornecer fácil acesso a absorventes nas Unidades de Saúde (AÇÃO), e às instituições de ensino fundamental redigirem temas que auxiliem alunos também com o seu bem-estar (AÇÃO), para que assim, possam viver uma vida plena.

<< Faltou que você deixasse explícito oque ia fazer no parágrafo, como por exemplo: Por esse viés, é necessário que medidas sejam tomadas a cerca da problemática. Sua conclusão, apresenta a ausência de recursos necessários nesse parágrafo!

AGENTE: ✅
AÇÃO:✅
MEIO: ❌
DETALHAMENTO: ❌
EFEITO: ❌

Recomendo que leia redações nota 1000 e assista vídeo aulas a cerca de:

• conectivos e sinônimos;
• estrutura do texto dissertativo- argumentativo;
• desenvolvimento de argumentação;

Com isso, termino minha analise aqui! Espero ter lhe ajudado de alguma forma. Beijão <3

⚠️ ATENÇÃO: não sei muito como analisar as competências, então pontuarei de acordo com meus conhecimentos. ⚠️

( Mil desculpas se cometi algum erro ao decorrer da minha analise, não sou profissional.)
Opps! Ali no início seria: azul: apresenta recurso esperado desculpe - me!
0
Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#72731
Olá! Espero que esteja bem!

Vou deixar apenas um resumo da estrutura da redação, visto que você cometeu erros sobre isso. Aconselho pesquisar tópico por tópico, viu?

✍🏽✍🏽Estrutura da introdução✍🏽✍🏽 :
•CONTEXTUALIZAÇÃO: EXISTEM VÁRIAS MANEIRAS E ESTRATÉGIAS PARA COMEÇAR UM TEXTO, VOCÊ PODE COMEÇAR COM UM REPERTÓRIO OU UMA SIMPLES CONTEXTUALIZAÇÃO. PESQUISE ALGUMAS TÉCNICAS E VEJA QUAL GOSTA MAIS.
•TESE: O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O TEMA?
•ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO OU PROJETO DE TEXTO: É UM SPOILER DOS ARGUMENTOS.

✍🏽✍🏽DESENVOLVIMENTO✍🏽✍🏽
•TÓPICO FRASAL: É O PRIMEIRO PERÍODO DO DESENVOLVIMENTO, NELE VOCÊ DEVE RETOMAR SEUS ARGUMENTOS NA ORDEM QUE VOCÊ OS COLOCOU NA INTRODUÇÃO. É BEM SIMPLES, PESQUISE SOBRE.
•ARGUMENTAÇÃO:
VALE LEMBRAR QUE PARA ARGUMENTAR BEM, É PPRECISO DEFENDER O SEU PONTO DE VISTA, DIZER AS CAUSAS DO PROBLEMA — 1 NO D.1 E OUTRA NO D.2. PARA ISSO, SE PERGUNTE: "POR QUE ESSE PROBLEMA ESTÁ ACONTECENDO?"
COLOQUE TAMBÉM UMA CONSEQUÊNCIA DO PROBLEMA. SE PERGUNTE: "O QUE ISSO GERA?". NÃO ESQUEÇA DE APRESENTAR UM REPERTÓRIO PARA COMPROVAR O QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO.
❌•FINALIZAÇÃO: EXISTEM VÁRIAS TÉCNICAS PARA FINALIZAR O DESENVOLVIMENTO. AQUI VAI UMA: DIGA QUE O QUE FOI DITO NO PARÁGRAFO É INADMISSÍVEL, INACEITÁVEL, OU ALGO ASSIM.

✍🏽✍🏽CONCLUSÃO✍🏽✍🏽
•AGENTE: QUEM VAI FAZER A AÇÃO?
•AÇÃO: O QUE VAI SER FEITO
•MEIO: COMO VAI SER FEITO?
•FINALIDADE: COM QUAL INTUITO ISSO SERÁ FEITO?
•DETALHAMENTO:DETALHE ALGO COMO O AGENTE. PARA ISSO PERGUNTE-SE PELO QUE ELE É RESPONSÁVEL.

😉ESTUDE VÍRGULAS!

🤗ABRAÇÃO,@stephsani!

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Pobreza menstrual no Brasil
por loren17    - In: Outros temas
0 Respostas 
54 Exibições
por loren17
Pobreza Menstrual
por Annabelxs    - In: Outros temas
0 Respostas 
30 Exibições
por Annabelxs
Pobreza Menstrual em questão no Brasil
por marianaxss    - In: Outros temas
2 Respostas 
198 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
214 Exibições
por Betinho
2 Respostas 
435 Exibições
por Adrielly122
0 Respostas 
75 Exibições
por luanamuniz
0 Respostas 
58 Exibições
por santostaina
4 Respostas 
245 Exibições
por Petalarafa
0 Respostas 
44 Exibições
por savinh0
0 Respostas 
119 Exibições
por Gixsst

DaviCarlin Sabina EvertonInd paulananda […]

Na obra &quot;vidas secas&quot; do autor b[…]

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM