Por exemplo, em maio de 2020, Fatou N'Diaye, de 15 anos, foi alvo de comentários daninhos provocados por colegas de classe. A ex-estudante da escola Franco-Brasileira foi vítima de cyberbullying de cunho racista, visto que os comentários foram feitos em uma plataforma de mensagem no qual os estudantes trocavam mensagens ofensivas a respeito da cor da pele e dos traços negróides de Fatou. O ocorrido se popularizou após o pai da jovem registrar um boletim de ocorrência.
Geralmente o foco das atenções torna-se a vítima, mas é indispensável perguntar-se “o que leva uma criança ou adolecente a cometer bullying com um colega de classe?” Um ótimo exemplo para ilustrar essa pergunta é o personagem Nelson Muntz do seriado “The Simpsoms”. Nelson é um pré adolecente problemático que está a todo momento descontando sua raiva praticando bullying com outros estudantes e até mesmo com os professores, mas porque toda essa raiva? Acredita-se que esse sentimento é advindo de problemas familiares, visto que o jovem não conhece o pai e convive com a mãe alcoólatra.
Sem dúvida as escolas são um ambiente de troca, no qual é possível conhecer novas pessoas e costumes, e justamente por isso antes de apresentar a uma criança todas essas novidades é necessário que os pais e responsáveis a ensine a respeitar todas as diversidades existentes. Fica evidente que é papel da escola e também da família prestar atenção no porquê do aluno ser "problemático", sempre existe um motivo por trás de toda ação infantil ou juvenil e entender esses motivos fará com que seja possível ajudar a essa criança ou adolescente a não cometer mais atos que são prejudiciais à vida de todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.