A princípio, sabe-se que o suicídio é a segunda causa de mortes entre adolescentes no Brasil, com uma taxa preocupante de crescimento nos últimos 20 anos. Em contrapartida, o Estado pouco debate acerca dessa problemática que acomete tantos jovens, que sozinhos, tentam lidar com seus conflitos internos. Além disso, há ainda a falha de algumas famílias que incentivam seus filhos a reprimir seus sentimentos, principalmente, se estes forem do sexo masculino; pois, mesmo vivendo numa sociedade moderna, discursos descabidos sobre como os homens não podem demonstrar fragilidade, ainda são disseminados.
Por conseguinte, a negligência relacionada aos sentimentos desses indivíduos os levam a uma excruciante caminhada rumo ao sofrimento. Conforme calam-se sobre suas feridas invisíveis, alimentam a somatização e, tão logo, surgem as crises de ansiedade, pânico e depressão. Por sua vez, estas penetram em suas vidas e, por não encontrar meios que falem abertamente sobre como esta pode ser uma estrada evitável, vão de encontro ao abraço da morte. Um triste efeito causado pela escassez de propagação do tema.
Portanto, é imprescindível que o Ministério da Saúde invista, por meio do SUS, campanhas frequentes de prevenção do suicídio, bem como disponibilize atendimento voltado a população jovem, nas Unidades Básicas de Saúde, dando não somente suporte psicológico a esses fragilizados sujeitos, como também, uma nova perspectiva de vida. Igualmente, essa maior abordagem deve estender-se às famílias, a fim de incentivarem seus filhos a conversar sobre como se sentem, pautando a necessidade de procurar ajuda, e construir, dentro do lar, uma rede de amor e apoio. Desta forma, atenuar-se-ão os ideais preconceituosos relacionados a fragilização do homem e, consequentemente, a possibilidade de exterminar uma dor futura. Conforme o mesmo ponto de vista de Jesus Cristo, que em vários de seus ensinamentos, salientava o poder de acolher e amar. Agindo assim, possam-se talvez, diminuir de modo satisfatório, o número de suicídios no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.