Avatar do usuário
Por Isabela0272
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71552
Devido à pandemia da Covid-19, medidas de isolamento social foram adotadas em tentativa de retardar o alastro do vírus. Como consequência, as pessoas passaram a quedar-se a maior parte do tempo em suas residências e, infelizmente, ocorreu um grande aumento no número de casos de violência doméstica contra as mulheres. Fruto do machismo, tão enraizado na sociedade patriarcal em que vivemos, a violência de gênero é algo que desde sempre carece de ser combatido e de agravou durante a pandemia. Para adversar o problema mencionado é necessário, antes de tudo, entender suas causas. Dois grandes fatores que levaram a esse aumento de casos foram o fato de que mulheres em relações abusivas permaneceram mais tempo em presença de seus agressores e o aumento de estresse e irritação causados pela inédita situação de quarentena, que são descontados em suas parceiras.
Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, o número de agressões dentro de casa subiu de 42% para 48% durante a pandemia e os autores dos ataques foram, em sua maioria, pessoas do convívio familiar da vítima, resultado da quarentena que obrigou-as a interagirem mais frequentemente com seus ofensores.
Ademais, a saúde mental da população durante a irrupção do coronavirus sofreu grandes impactos. Como revelado pelo levantamento dirigido pela NOZ Pesquisa e Inteligência, 60% dos entrevistados afirmaram se sentirem mais irritados. Esse nervosismo acaba servindo, em muitos casos, como um gatilho que desencadeia comportamentos violentos em familiares que direcionam seu estresse aos mais vulneráveis que com eles vivem.
Em vista do mencionado, conclue-se que é necessária a intervenção por parte de órgãos governamentais na situação. É essencial, primeiramente, o cumprimento mais rigoso da Lei Maria da Penha, que oferece proteção à vítimas de violência doméstica. Também é indispensável a criação de um sistema mais seguro de denúncia de absusos domésticos, visto que muitas mulheres deixam de relatar seus casos por medo de seus familiares.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Isabela0272
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71554
@geoca
@beatrix
@Dante
Boa noite!! Poderiam, por gentileza, dar uma olhadinha no que eu escrevi? Estou começando agora a escrever redações, pretendo fazer o enem esse ano como treineira e gostaria de melhorar minhas habilidades na escrita, a correção de vocês seria de grande ajuda! Muito obrigada desde já!!!
0
Avatar do usuário
Por geoca
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71696
Oioi, tudo bem? Sou apenas estudante, então estarei apenas dando minha opinião sobre seu texto.

Azul: apresenta recurso esperado
Vermelho: erro ou falta
Amarelo: ajuste ou não é necessário
Laranja: observações

INTRODUÇÃO:

Devido à pandemia da Covid-19, medidas de isolamento social foram adotadas em tentativa de retardar o alastro do vírus. (FALTA DE CONECTIVO) Como consequência, as pessoas passaram a quedar-se a maior parte do tempo em suas residências e, infelizmente, ocorreu um grande aumento no número de casos de violência doméstica contra as mulheres. (FALTA DE CONECTIVO)Fruto do machismo, tão enraizado na sociedade patriarcal em que vivemos, a violência de gênero é algo que desde sempre carece de ser combatido e de agravou durante a pandemia. Para adversar o problema mencionado é necessário, antes de tudo, entender suas causas. Dois grandes fatores que levaram a esse aumento de casos foram o fato de que mulheres em relações abusivas permaneceram mais tempo em presença de seus agressores e o aumento de estresse e irritação causados pela inédita situação de quarentena, que são descontados em suas parceiras.

<< Aqui, tenho que destacar a falta do uso de conectivos e a questão do tamanha do seu parágrafo em comparação com as outras partes do seu texto. Lembre se, que a introdução é feita para introduzir o tema junto com suas causas/consequências. Aqui está oque deve ser encontrado em uma introdução:

- Contextualização; problematização e tese -

DESENVOLVIMENTO 1:

(FALTA DE CONECTIVO)Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, o número de agressões dentro de casa subiu de 42% para 48% durante a pandemia e os autores dos ataques foram, em sua maioria, pessoas do convívio familiar da vítima, resultado da quarentena que obrigou-as a interagirem mais frequentemente com seus ofensores.

<< Novamente, se atente ao uso de conectivos. Além disso, a apresentação dos seus argumentos nos seus desenvolvimento, precisam ser respectivos à como foram apresentados no parágrafo. Ou seja, se a primeira causa que você apontou foi a permanência dessas mulheres em relacionamentos abusivos, é ele que você tem que desenvolver no seu primeiro desenvolvimento. Ademais, é necessário um tópico frasal no texto. Ou seja, que você apresente nas primeiras linhas, o que será discutido nesse parágrafo. Também, acho melhor que optar por apresentar o tópico frasal e usar os dados só ao decorrer da sua argumentação nesse parágrafo. >>

DESENVOLVIMENTO 2:

Ademais, a saúde mental da população durante a irrupção do coronavirus sofreu grandes impactos. (FALTA DE CONECTIVO) Como revelado pelo levantamento dirigido pela NOZ Pesquisa e Inteligência, 60% dos entrevistados afirmaram se sentirem mais irritados. (FALTA DE CONECTIVO) Esse nervosismo acaba servindo, em muitos casos, como um gatilho que desencadeia comportamentos violentos em familiares que direcionam seu estresse aos mais vulneráveis que com eles vivem.

<< Aqui, são as mesmas coisas que apresentei no parágrafo anterior! >>

CONCLUSÃO:

Em vista do mencionado, conclue-se que é necessária a intervenção por parte de órgãos governamentais na situação (AGENTE). É essencial, primeiramente, o cumprimento mais rigoso da Lei Maria da Penha, que oferece proteção à vítimas (AÇÃO)de violência doméstica. Também é indispensável a criação de um sistema mais seguro de denúncia de absusos domésticos (AÇÃO), visto que muitas mulheres deixam de relatar seus casos por medo de seus familiares.

<< seu parágrafo está um tanto confuso. Já que, você mostrou 3 formas de intervenção mais não desenvolveu e fez uso dos recursos esperados de nenhuma. Lembre - se, na proposta é necessário o: meio; ação; detalhamento, efeito e agente. >>

Para resolver as coisas destacadas, aconselho que estude sobre a estrutura do texto cobrado pelo enem. Além do uso de conectivos; sinônimos e desenvolvimento da argumentação.

Dito isso, termino minha analise aqui! Espero ter lhe ajudado! Beijão <3

⚠️ ATENÇÃO! Não sei muito como pontuar e analisar as consequências, então irei dar uma pontuação de acordo com meus conhecimentos. ⚠️

( Mil desculpas se cometi algum erro ao decorrer da minha analise, não sou profissional.)
0
Avatar do usuário
Por Isabela0272
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#73077
@geoca, Meu Deus, o aplicativo não me notificou e eu pensei que não tinha tido correções! Só fui ver a sua correção agora, muito obrigada mesmo! Vou fazer meu melhor pra melhorar!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
83 Exibições
por Mari13
0 Respostas 
79 Exibições
por Mari13
0 Respostas 
44 Exibições
por Cris20K
0 Respostas 
38 Exibições
por JuliaGyedes
0 Respostas 
83 Exibições
por Dra
1 Respostas 
83 Exibições
por joaohhhhhh
0 Respostas 
65 Exibições
por pietrajjj
0 Respostas 
102 Exibições
por Geovanebas
0 Respostas 
101 Exibições
por Geovanebas
A violência doméstica contra a mulher.
por Nubia12    - In: Outros temas
1 Respostas 
88 Exibições
por Nubia12

De acordo com a Constituição Federal[…]

Na canção da cantora brasileira, Mar[…]

Redação para concurso da cesgranri[…]

Paradigma do cuidado invisível

O art. 5°, I, da Constituição Fe[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM