Sob essa perspectiva, é necessário destacar esse recorrente preconceito que caracteriza a cultura ocidental na contemporaneidade. Nessa lógica, o Etarismo, denominado por Robert Neil, é um termo agregado para descrever a discriminação empreendida contra pessoas mais velhas, muitas vezes fundado, a partir do estereótipo de que a idade é um empecilho que afeta consideravelmente a vida das pessoas, seja em suas atitudes ou falas. Por conseguinte, essa visão, separa os idosos da sociedade quando diversas atividades simples como ir à académica, para usufruir do bem estar e lazer, ou, por exemplo, utilizar gírias são dadas como condutas inadequadas para suas idades, acarretando, em muito dos casos, um isolamento do convívio social – por parte dos mais velhos – os deixando deprimidos pelo achismo de não se encaixarem. Por isso, faz-se eminente que esse papel seja revertido na sociedade.
Do mesmo modo, outro fator a ser discutido é a omissão dos familiares com os cuidados básicos para a população com mais de 60 anos. Nessa ótica, só em 2018, referente as denúncias recebidas pelo serviço da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), 76,3% foram por negligência com idosos; apresentadas de maneiras variadas como na privação dos medicamentos, falta de cuidados com higiene, saúde e de proteção contra as variações extremas de temperatura (frio e calor). Além disso, a omissão dos mais velhos –um feitio bem comum – sobre a situação piora ainda mais a resolução desse quadro. Desta forma, torna-se evidente uma extrema atenção para os possíveis sinais de mudança de comportamento ou machucados e, somado a isso, extinguir essa problemática.
Em suma, diante dos fatos supracitados, urge que medidas sejam tomadas tanto sobre os estereótipos quanto diante das negligências, contra os anosos no Brasil, para mudar o rumo dessa conjuntura. Portanto, é responsabilidade do Governo por meio da mídia disseminar o incentivo da população idosa em práticas, muitas vezes, "privadas" deles a partir de propagandas na TV. Aliás, bem como quebrar essa linha de pensamentos dos mais jovens e adultos acerca dos idosos que separa-os da sociedade por via de campanhas sobre o quanto é importante respeitar os mais velhos. Outrossim, para as famílias é eminente que seja indicado optar por instituições, como a Essence, ou prestadores de serviço que ofereçam acompanhamento do atendimento com os idosos por parte dos familiares em tempo real com a finalidade de acabar com esse problema e assemelhar-se enfim aos mesmos tratamentos presenciados em algumas culturas asiáticas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.