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Por Thalytx
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Nunca foi algo fácil para as mulheres ganharem visibilidade no que elas fazem, a desigualdade entre gêneros é uma problemática histórica que ainda é muito evidente nos dias atuais. Sobretudo, o esporte que é uma das práticas sociais que mais se dá o reflexo de uma política pública esportiva nacional, que como regra privilegia o gênero masculino, gerando o machismo. Por isso, mesmo que as mulheres mostrem a mesma competência que os homens no esporte e vire algo coletivo, é notório que ainda não é dado o mesmo incentivo e reconhecimento que dão aos homens nesse meio.
Em primeiro lugar, é necessario ressaltar o grande fardo cultural e histórico feminino, relacionado a esse comportamento machista e opressor da nossa sociedade. A exclusão feminina na prática esportiva, e da própria gestão e do governo que tem diversos discursos machistas, diminuindo o trabalho da mulher no esporte. Dentre eles, em uma Copa do mundo feminina onde Marta, "Formiga" e Cristiane estavam juntas em campo, gerou o seguinte comentário, "Deveriam estar peladas " se referindo ao álbum de figurinhas da Copa do mundo feminina. A atleta Marta dentre outras jogadoras, já fizeram mais gols pela Seleção brasileira do que o jogador "Pelé" , e mesmo assim, com toda a competência e esforços das atletas, continuam a receber os comentários machistas e sexistas.
Sobretudo, é fundamental destacar a falta de incentivos, principalmente pela parte do governo. Dentre isso, para a sociedade, mulheres tem que ser "submissas " ao gênero masculino, cuidar somente de trabalhos domésticos, e mais futuramente cuidar dos filhos.O movimento feminista que anda lutando desde o século XVIII, até nos dias atuais, e mesmo com essa luta por igualdade e equidade, ainda tem a exclusão da sociedade para as mulheres, principalmente no esporte.O machismo continua sendo um dos maiores problemas sociais da atualidade segundo pesquisas do IBGE.
Por isso, é vidente o desprezo sobre as mulheres nas práticas esportivas, é um aspecto totalmente machista historicamente. Portanto, para avançar esse cenário,deve ter as escolas como incentivos ,que as atividades são para ambos sexos, e por um fim de ensinar que tal coisa é para menina, e tal para menino, principalmente esportes.O governo por sua vez, deveria investir mais nas atletas e incentiva -las a seguir a sua carreira no esporte. A obrigação da mídia,enfim, vincular a mulher no esporte, mostrar para essa sociedade machista e opressora que as mulheres são capazes de fazerem seu próprio nome, e sua própria história, estando ela onde ela quiser.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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