Precipuamente, é válido ressaltar que devido a aceleração urbana quase 50% da população de indivíduos de baixa renda e marginalizados em locais periféricos, não tem acesso a água e ao esgoto tratado, como confirma dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações de Saneamento). Sendo assim, o quadro implica agravos à saúde desses cidadãos como, por exemplo, a ampliação e a permanência de doenças, como diarreias graves e a leptospirose. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa problemática de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar que a ausência governamental na gestão dos serviços públicos é um dos grandes colaboradores para a continuação dessa problemática. Em razão da expansão capitalista, a cobrança de tarifas a serviços de direitos humanos, sobretudo à população pobre, agrava o quadro da falta saneamento básico, a medida que muitos não terão como arcar com esse valor. Toda essa negligência estatal contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas são necessárias para conter o avanço dessa situação. É necessário que o Governo Federal, junto com o Ministério da Saúde, promova o acesso à saúde de qualidade e realize a gestão eficiente dos recursos públicos, especialmente o saneamento básico aos cidadãos de baixa renda e moradores de locais periféricos, por intermédio do aumento da destinação de verbas a esse setor, com o objetivo de ampliar o tratamento de água e esgoto no território nacional e diminuir doenças relacionadas a escassez de saneamento básico. Dessa maneira é possível transformar o cenário apresentado no livro "O Cortiço" e garantir saúde pública de alta qualidade ao cidadão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.