Avatar do usuário
Por marifreiress
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
#71487
A obra “O Cortiço” do autor Aluísio de Azevedo, retrata em vários trechos as moradias comunitárias no Rio de Janeiro do século XIX. Do modo comparativo, essa realidade não se restringe ao plano literário, haja vista a persistência de locais urbanos sem condições de higiene, em decorrência da carência de saneamento básico a população brasileira. Consequentemente, esse cenário antagônico é fruto tanto da urbanização desordenada quanto da baixa atuação governamental.

Precipuamente, é válido ressaltar que devido a aceleração urbana quase 50% da população de indivíduos de baixa renda e marginalizados em locais periféricos, não tem acesso a água e ao esgoto tratado, como confirma dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações de Saneamento). Sendo assim, o quadro implica agravos à saúde desses cidadãos como, por exemplo, a ampliação e a permanência de doenças, como diarreias graves e a leptospirose. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa problemática de forma urgente.

Ademais, é imperativo ressaltar que a ausência governamental na gestão dos serviços públicos é um dos grandes colaboradores para a continuação dessa problemática. Em razão da expansão capitalista, a cobrança de tarifas a serviços de direitos humanos, sobretudo à população pobre, agrava o quadro da falta saneamento básico, a medida que muitos não terão como arcar com esse valor. Toda essa negligência estatal contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

Assim, medidas são necessárias para conter o avanço dessa situação. É necessário que o Governo Federal, junto com o Ministério da Saúde, promova o acesso à saúde de qualidade e realize a gestão eficiente dos recursos públicos, especialmente o saneamento básico aos cidadãos de baixa renda e moradores de locais periféricos, por intermédio do aumento da destinação de verbas a esse setor, com o objetivo de ampliar o tratamento de água e esgoto no território nacional e diminuir doenças relacionadas a escassez de saneamento básico. Dessa maneira é possível transformar o cenário apresentado no livro "O Cortiço" e garantir saúde pública de alta qualidade ao cidadão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por geoca
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71646
Oioi, tudo bem? Lembrando que sou apenas estudante, mas estarei dando minha opinião sobre seu texto.

Azul: apresenta recurso esperado
Vermelho: erro ou falta
Amarelo: ajuste ou não é necessário
Laranja: observação

INTRODUÇÃO:

A obra “O Cortiço” do autor Aluísio de Azevedo, retrata em vários trechos as moradias comunitárias no Rio de Janeiro do século XIX. Do (De)modo comparativo, essa realidade não se restringe (sugiro que adicione: "apenas") ao plano literário, haja vista a persistência de locais urbanos sem condições de higiene, em decorrência da carência (problematização) de saneamento básico (tema) a população brasileira. Consequentemente, esse cenário antagônico é fruto tanto da urbanização desordenada quanto da baixa atuação governamental.

<< uau! Seu parágrafo de introdução não tem muito o que dizer. Apresenta uma ótima estrutura! Parabéns! >>

DESENVOLVIMENTO 1:

Precipuamente, é válido ressaltar que devido a aceleração urbana quase 50% da população de indivíduos de baixa renda e marginalizados em locais periféricos, não tem acesso a água e ao esgoto tratado, como confirma dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações de Saneamento). Sendo assim, o quadro implica agravos à saúde desses cidadãos como, por exemplo, a ampliação e a permanência de doenças, como diarreias graves e a leptospirose. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa problemática de forma urgente (FECHAMENTO).

<< aqui, senti a falta do tópico frasal. Onde você mostra qual argumento será desenvolvido e defendido no parágrafo. Além disso, procure colocar os dados logo após o seu tópico frasal. Para que, antes de ter confirmações de que você sabe sobre o que vai ser defendido, você mostrar o que SERÁ defendido ( através do tópico frasal). >>

DESENVOLVIMENTO 2:

Ademais, é imperativo ressaltar que a ausência governamental na gestão dos serviços públicos é um dos grandes colaboradores para a continuação dessa problemática (TÓPICO FRASAL).(FALTA DE CONECTIVO) Em razão da expansão capitalista, a cobrança de tarifas a serviços de direitos humanos, sobretudo à população pobre, agrava o quadro da falta saneamento básico (tema), a medida que muitos não terão como arcar com esse valor. (FALTA DE CONECTIVO) Toda essa negligência estatal, contribui para a perpetuação desse quadro deletério (FECHAMENTO).

<< ótima estrutura! Entretando, se atente ao uso de conectivos. >>

CONCLUSÃO:

Assim, medidas são necessárias para conter o avanço dessa situação. É necessário que o Governo Federal, junto (Não é necessário) com o Ministério da Saúde (AGENTES), promova o acesso à saúde de qualidade e realize a gestão eficiente dos recursos públicos (AÇÃO), especialmente o saneamento básico aos cidadãos de baixa renda e moradores de locais periféricos (DETALHAMENTO), por intermédio do aumento da destinação de verbas a esse setor (MEIO), com o objetivo de ampliar o tratamento de água e esgoto no território nacional e diminuir doenças relacionadas a escassez de saneamento básico (EFEITO). Dessa maneira é possível transformar o cenário apresentado no livro "O Cortiço" e garantir saúde pública de alta qualidade ao cidadão.

<< por aqui, está tudo ok! Parabéns! >>

Prontinho! Termino minha análise sobre seu texto aqui. Espero que eu tenha lhe ajudado! Beijão <3

⚠️ ATENÇÃO: Não sou muito boa com as competências. Então, darei a pontuação de acordo com meus conhecimentos. ⚠️

( Mil desculpas se cometi algum erro ao decorrer da minha analise, não sou profissional.)
0
Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#72730
@marifreiress, oi! Espero que esteja bem! 🥰
Vi que já corrigiram sua redação, então, deixo minha análise em uma próxima, viu?

Dica: Estude vírgulas e conectivos. Notei alguns erros de vírgula em seu texto e um de crase (à medida que). Quanto aos conectivos, é necessário um depois de cada ponto final e você tem que escolhê-los bem.

💖ABRAÇOS !💖

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
114 Exibições
por Voutotalizar
0 Respostas 
107 Exibições
por pisapbelle
0 Respostas 
79 Exibições
por byrailan
7 Respostas 
259 Exibições
por Katsmoking
6 Respostas 
229 Exibições
por Natanael123
1 Respostas 
91 Exibições
por Pxvesq
Saneamento básico no Brasil
por lcsleo    - In: Outros temas
1 Respostas 
69 Exibições
por OlrenBeat
10 Respostas 
517 Exibições
por brunobonetti
3 Respostas 
140 Exibições
por szafanb0y
3 Respostas 
259 Exibições
por Samara102006
Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

A mulher invisível

A mulher tende a ser diversas vezes muito injusti&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM