Sob esse viés, é inegável dissertar a respeito da desigualdade social existente, uma vez que, muitos alunos conforme dados e estudos do IBGE e do Ministério da Educação, possuem baixa renda. Jovens que cursam principalmente o Ensino Médio desistem de ou abandonam a escola por precisarem trabalhar para contribuir a renda familiar. Em muitos casos, observa-se reflexos da evasão escolar no meio social, como a entrada para a criminalidade e o aumento da violência. Nesse sentido, fica claro a intensificação das disparidades sociais no abandono das escolas.
Consequentemente, a negligência do Estado em relação a investimentos de escolas públicas aumentam essa problemática. Observa-se que vários jovens, onde em sua grande parte moram em locais de difícil acesso e não possuem escolas públicas proximas as suas residências, são restritos das escolas. Ainda sim, ocorre a falta de professores nas escolas, por conseguinte não ocorre a aula, resultandi em desinteresse desses alunos, gerando a saída desses jovens dos colégios.
Portanto, medidas são necessárias para diminuir os impactos da evasão escolar em questão no Brasil. O Estado deve construir escolas públicas em todas as comunidades carentes do país, do ensino básico ao médio, e ainda sim, garantir a manutenção escolar e o transporte público estudantil, promovendo assim, a melhora no ensino público. Somente assim, diminuirá os impactos do abandono escolar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.