Sob esse viés, é inegável dissertar a respeito das burocracias na adoção de crianças e adolescentes, visto que, muitos sujeitos que recorrem a adoção, se deparam com inúmeros passos rigorosos e exigências como a respeito da condição de renda e do ambiente adequado para o filho. Ademais, a demora desde a procura pela criança, até o julgamento, resulta que muitas pessoas desistiram de concluir a adoção, tal como por não cumprirem todos os requisitos necessários.
Consequentemente, o preconceito em relação aos tipos de familiares que fogem do padrão tradicional na sociedade é comum. Tal fato é comprovado pelos casos de casais homoafetivos que buscam a adoção, mas não conseguem completar a ação por razão da discriminação e opiniões de outras pessoas que dizem não ser apropriado crianças terem esses exemplos, e que seus preceitos irão prejudicar negativamente os seus filhos.
Infere-se portanto que, medidas são necessárias para diminuir a problemática em torno da adoção de crianças e adolescentes no Brasil. Cabe a mídia promover campanhas de conscientização para enfatizar a necessidade de adoção. O Estado também tem de facilitar o processo no sistema de adoção, de forma mais rápida. Somente assim resolveremos as dificuldades que permeiam o sistema de adoção brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.