Em primeira análise, deve-se ressaltar que o preconceito do povo brasileiro frente a diversidade de crenças contribui para o revés no país. Dessa forma, discursos de ódio são disseminados através de vários veículos de mídia, como as redes sociais. Diante disso, apesar de a Constituição de 1988 garantir em seu artigo 5 que todo cidadão possui direito a liberdade religiosa , tal preceito é impedido de ser exercido por aqueles que têm sua religião desrespeitada por conta do preconceito. A partir disso, é necessário colocar a liberdade de crença e o respeito em primeiro lugar.
Outrossim, a falta de informação cultural por parte da nação verde-amarela é outro fator que propicia tal conduta. Para a escritora Helen Keller, a maior virtude do ser humano é a tolerância , entretanto, a desinformação da população faz com que essa se encontre em uma espécie de alienação, em que a ausência de conhecimento sobre a diversidade religiosa faz com que uma crença se sobreponha a outra. Logo, é imprescindível reverter esse cenário, para que a tolerância se faça presente.
Portanto, é mister que se tome medidas para sanar essa problemática. Para isso, as escolas devem desenvolver projetos educacionais por meio de palestras e campanhas de conscientização, onde os alunos irão aprender sobre as diversidades religiosas. Ademais, a escola deve abordar o estudo de cada religião do país. Dessa maneira, será possivel distanciar a realidade brasileira daquela vivida pelos judeus no século XX.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.