Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que a obsolência programada gerou um enorme acúmulo de lixo no globo terrestre. Essa consequência acontece devido à grande quantidade de mercadorias que se tornam inadequadas para uso em pouco tempo, o que intensifica essa problemática. Segundo o G1, 53 milhões de toneladas de lixo por ano são descartadas, gerando problemas ambientais, como a poluição dos oceanos e o aumento de gás carbônico na atmosfera. No entanto, poucas ações dos governantes atuais estão sendo efetuadas para reverter esse cenário.
Em segundo lugar, é nítido o controle que as empresas possuem sobre seus consumidores, afinal, há poucas medidas que impedem elas de "abusarem" o máximo possível dos usuários de seus produtos, por meio de mercadorias mais caras e com menos tempo de utilidade. Os consumidores, por sua vez, se encontram desprotegidos por legislações impotentes.
Logo, a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) deve, já que é responsável pelo desenvolvimento do globo, por meio de projetos de lei válidos para todos os seus membros, determinar um tempo mínimo de vida útil a aparelhos eletrônicos de 5 anos. Essa ação resultaria na diminuição do acúmulo de lixo no mundo, além de fornecer proteção ao consumidor global.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.