No filme "preciosa uma história de esperança" da escritora americana Sapphire, é retratada de uma forma implícita, o tema abordado acima. Claireece "preciosa" de 16 anos encontra-se grávida de seu segundo filho, os quais foram consequências dos estrupos cometidos pelo seu pai, Claireece não tem o apoio de sua mãe, a qual mora com ela em um apartamento pequeno no harlem, acima do peso e grávida Claireece torna-se empregada da sua mãe que a odeia, preparado comidas nada saudáveis, tentado amenizar seus sentimentos e rejeição. Mostrado que jovens acabam recorrendo a alimentação ruim, em busca de conter suas emoções, por não ter apoio de sua família ou traumas, acha o consolo nas comidas ultraprocessadas.
Entretanto, o problema não se encontra em comer comidas ultraprocessadas, e sim, nas consequências que isso traz a saúde. Consumo abusivo desses alimentos (miojo, enlatados, refrigerantes etc...) tendo em vista que o Brasil moderno empanturrar-se com esses alimentos, os quais afetam a saúde causado doenças (câncer,depressão,diabetes,hipertensão entre outras...) podendo causar doenças cardiovasculares.
Portanto medidas são necessárias para resolver o problema. A família deve dificultar o acesso aos "alimentos ultraprocessados" por meio da ajuda de um psicólogo, buscado soluções para amenizar as emoções, apresentado alimentos saudáveis, mostrado seus benefícios. Espera-se, com essa medida, o consumo de alimentos ultraprocessados seja freado no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 113
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 127
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 93
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.