Precipuamente, é fulcral pontuar que a sensação de superioridade é uma das principais impulsionadoras do racismo e das discriminações. Para entender tal apontamento, é justo relembrar do discurso da Angela Davis na manifestação “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam), em que a ativista afirma “se todas as vidas importassem, os negros não precisariam gritar enfaticamente que as suas importam”. Sob tal ótica, percebe-se que a discriminação ocorre constantemente e, que as pessoas não são tratadas com a devida importância, assim, como São Tomás de Aquino acreditava.
Segundo o sociólogo francês Pierre Bourdieu, a sociedade tende a incorporar pensamentos que foram difundidos ao longo dos anos. Tal afirmação foi confirmada na obra “O diário de Anne Frank”, citando o quão é difícil mudar características herdadas. De maneira análoga, nota-se que o alto índice de racismo e de outros tipos de discriminação social é um legado histórico, que foram passados de geração em geração desde á chegada dos Portugueses e Africanos no Brasil. Além disso, com efeito de tais preconceitos, grande parcela da população fica à margem do convívio social, contribuindo para prevalência da desigualdade social.
Em suma, visto os desafios que contribuem para a permanência do racismo e da discriminação social, é mister uma atuação governamental para combate-las. Diante disso, o Ministério da Educação, órgão instituído para promover educação à todos, em parceria com o Programa Nacional de Livros Didáticos, desenvolvam uma atualização nos livros didáticos de história, por meio das escolas públicas, relacionando os legados históricos com os problemas atuais. Com a finalidade de que o problema seja compreendido e proporcione a discussão da importância do respeito e da tolerância ao próximo. Além disso, cabe ao Ministério da Cidadania, promover propagandas nas redes sociais divulgando os canais de denúncia. Com tais medidas de intervenção, a sociedade será como Martin sonhava.
@Flavia @Mari 91 @João Gabriel Machado @Júlia Sena @3m1lly
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.