Avatar do usuário
Por nami
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71337
Com a implantação das rodovias no Brasil na década de 50 por Juscelino Kubitschek, a indústria automobilística aumentou consideravelmente, o que na época foi uma grande vantagem para a economia do país. Todavia, com o urbanismo mercantilista presente nos dias de hoje, os cidadãos se tornaram praticamente escravos dos automóveis, e isso trouxe consigo vários problemas de mobilidade urbana.

Primeiramente, o excesso de carros nas vias é preocupante de várias maneiras. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos por acidentes no trânsito que podem ser ocasionados por diversos fatores, por exemplo o consumo de álcool, sono, excesso de velocidade ou congestionamento. Este último, que ocorre principalmente nas grandes cidades, pode não só deixar uma pessoa presa no trânsito por várias horas, como também pode também causar engavetamento, o que acarreta prejuízo para vários indivíduos e em alguns casos, mortes.

Ademais, a falta de lugares mais seguros, como ciclovias e calçadas mais largas para uma parte da população que normalmente anda a pé ou de bicicleta, acaba deixando essas pessoas em situações arriscadas em ruas com tantos automóveis. Além disso, a liberação dos gases poluentes pelos automotores é extremamente prejudicial tanto à saúde dos cidadãos, quanto ao meio ambiente. Em um país tão rico de elementos como o Brasil, certamente não faltam recursos para que muitos desses problemas sejam resolvidos.

É necessário, portanto, que o Estado invista em novos e melhores meios de transporte. A melhoria dos transportes públicos a fim de diminuir a quantidade de transporte nas rodovias é essencial, além do melhor aproveitamento das hidrovias do país e a criação de novas ferrovias para diminuir a queima de combustíveis fósseis. Outrossim, o Ministério do Meio Ambiente deve promover ações que conscientizem a população sobre a importância do uso de meios sustentáveis, como as bicicletas e outros. Com investimentos nas áreas certas, será possível que a mobilidade urbana se torne mais fácil, acessível e sustentável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
74 Exibições
por Gabis683
0 Respostas 
66 Exibições
por mar1aizabel4
A questão da mobilidade urbana no Brasil
por Alexiad    - In: Outros temas
0 Respostas 
51 Exibições
por Alexiad
2 Respostas 
345 Exibições
por Askimwz
0 Respostas 
74 Exibições
por gabsz
0 Respostas 
58 Exibições
por Patriciaros
0 Respostas 
115 Exibições
por rafinha24
Os desafios da mobilidade urbana no Brasil
por AnnaLeia    - In: Outros temas
0 Respostas 
103 Exibições
por AnnaLeia
0 Respostas 
81 Exibições
por Marcellyleal
0 Respostas 
48 Exibições
por Izabelly123

DaviCarlin Sabina EvertonInd paulananda […]

Na obra "vidas secas" do autor b[…]

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM