Convém ressaltar, a princípio, que a desvalorização escolar é um fator determinante para a persistência do problema. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que tem, de acordo com essa perspectiva, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange ao problema do trabalho infantil, percebe-se a forte influência dessa causa, posto que a escola não tem cumprido o seu papel no sentido de reverter o problema, por conta da má qualidade do ensino e infraestrutura insuficiente para manter o menor em sala de aula.
Além disso, cabe ressaltar que a inoperância estatal é um forte empecilho para a resolução do problema. O ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, é a lei básica que garante direitos e integridade desse grupo no ambiente em que estão inseridos. No entanto, essa legislação não tem sido suficiente no que se refere à questão de impedir o aumento do trabalho infantil, já que o problema continua atuando fortemente no contexto atual.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. É preciso que as comunidades em parceria com as escolas mobilizem-se a fim de exigir melhorias. Tal conscientização pode ocorrer através de projetos escolares e mostras culturais, que expunham a relevância do problema à população local. Ademais, é necessário que representantes políticos da esfera municipal e líderes de bairro mobilizem a população a elaborar cartas de denúncia e baixos-assinados reivindicando a real aplicação da legislação brasileira. Tais documentos devem ser enviados ao site da Ouvidoria da Controladoria-Geral da União, a fim de que a problemática seja de conhecimento público e possa ser solucionado
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada