No curta-metragem “Córtex – A vida é uma escolha" é possível observar mais sobre este debate que tem em relação a influência a respeito da bebida, que diversas vezes pode estar ligada também a uma pressão, podendo vir tanto por parte de seus familiares e grande parte das vezes por parte de amigos ou colegas, que resulta em o adolescente exercer as mesmas ações que os outro apenas para que não ficar de fora de um certo grupo, e acabe assim fazendo coisas que nunca havia pensado em fazer antes, o prejudicando e colocando-o em risco.
Além disso, a mídia está relacionada a uma grande parte do incentivo quanto a estes reveses, por retratar de uma forma natural diversas aparições em filmes e séries, quando o mesmo é representado como algo bom, e também com suas aparições em publicidades mesmo que para a venda do produto. Gerando um alto índice de consumo sobre o álcool, embora ele esteja ligado à causa de diversas doenças como a cirrose, a epilepsia, o câncer, sem contar os diversos problemas causados no trânsito, quando a bebida não é utilizada da maneira correta ou até mesmo sem moderação.
Entretanto é preciso exercer o controle do consumo de bebidas alcoólicas na sociedade brasileira. A princípio é necessário a realização dos responsáveis de impedir e proibir todo e qualquer acesso do adolescente com as bebidas, e inserir palestras nas escolas alertando seus perigos. Pois por meio da educação será possível fazer com que os adolescentes tenham mais conhecimento sobre o assunto. Posteriormente é necessário também um posicionamento das agências de publicidade de proibirem o uso de bebidas nos comerciais na televisão aberta, assim como foi realizado com o cigarro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.