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Por FlavinhaF
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Texto 1

Como é que é o tipo de família tradicional

http://obviousmag.org/lambida_casual/Fam%C3%ADlia%20tradicional.jpg

A família tradicional é a mais divulgada pelos principais emissores e atores sociais, dos seus valores que tem mais hegemonia na sociedade. Esta família é feita por pai e mãe heterossexuais, casados na igreja católica, com filhos e em que os papéis estão bem definidos.

As características da família tradicional ou clássica foram preservadas por muitos anos, a partir do século XIX e dominou a sociedade ocidental, até média dos anos 80 do século XX. A família tradicional pode ser descrita como se segue:

Bem definidos papeis e funções.
Pais heterossexuais.
O pai como chefe ou cabeça da família.
O pai é o principal provedor do sustento da família.
A mãe com um papel definido de cuidar dos filhos e manter a casa, não trabalha fora de casa.
Criação e manutenção de casamentos de acordo com regras ou diretrizes católicas.
Estas são as principais características da família tradicional ou clássica. No entanto, podemos dizer que, hoje, esse modelo de família não é o mais hegemônico, porque tem havido muitas mudanças sociais que mudaram a família em maneiras diferentes.

Studos

Proposta de redação para o Enem com textos motivadores
Publicado em janeiro 15, 2021 às 10:58 am.
Escrito por Lara
Dando prosseguimento às publicações sobre possíveis temas de redação para o ENEM 2020, a Studos, em parceria com o professor Everaldo Radlinski, elaborou mais uma proposta para você. Assim como os demais, este material foi elaborado segundo o método Radlinski e conta com textos motivadores e referências socioculturais. O quinto e penúltimo tema escolhido é “os desafios da convivência familiar em tempos de pandemia”.

A temática, sugerida pela Studos, sobre os desafios da convivência familiar, em tempos de pandemia, expõe o papel da família tradicional com seus valores e crenças no Texto 01, contraposto às funcionalidades da família plural elencadas no Texto 02. Com o advento da pandemia, os ingredientes do grupo familiar, agora isolado, revelam o valor da resiliência e da solidariedade (Texto 03), ainda que o término, a ruptura e a mudança dos arranjos familiares aconteçam – somente o diálogo poderá reestruturá-las. Portanto, esse tema cai bem para um treinamento focado, valioso e com expectativa de cobrança, uma vez que a bandeira da família tradicional figura no caráter político-ideológico do Governo Federal.

Anexo à proposta e aos textos motivadores, mais uma vez, trouxemos um repertório sociocultural para enriquecer sua produção. O repertório contém pesquisas, notícias, manchetes e imagens. As informações estão divididas entre sugestões para o desenvolvimento 01 e, em sequência, para o desenvolvimento 02.

Não esqueça de exercitar a escrita ao finalizar a leitura do material!

MENU DE NAVEGAÇÃO

1 → PROPOSTA ENEM

2 → Instruções

3 → Seleção de argumentos – Método Radlinski

1 → PROPOSTA ENEM

Texto 1

Como é que é o tipo de família tradicional

http://obviousmag.org/lambida_casual/Fam%C3%ADlia%20tradicional.jpg
A família tradicional é a mais divulgada pelos principais emissores e atores sociais, dos seus valores que tem mais hegemonia na sociedade. Esta família é feita por pai e mãe heterossexuais, casados na igreja católica, com filhos e em que os papéis estão bem definidos.

As características da família tradicional ou clássica foram preservadas por muitos anos, a partir do século XIX e dominou a sociedade ocidental, até média dos anos 80 do século XX. A família tradicional pode ser descrita como se segue:

Bem definidos papeis e funções.
Pais heterossexuais.
O pai como chefe ou cabeça da família.
O pai é o principal provedor do sustento da família.
A mãe com um papel definido de cuidar dos filhos e manter a casa, não trabalha fora de casa.
Criação e manutenção de casamentos de acordo com regras ou diretrizes católicas.
Estas são as principais características da família tradicional ou clássica. No entanto, podemos dizer que, hoje, esse modelo de família não é o mais hegemônico, porque tem havido muitas mudanças sociais que mudaram a família em maneiras diferentes.

Características da família tradicional: artigo completo

Texto 2

A regra é não ter regra


Seu pai trabalha fora, sua mãe fica em casa cuidando dos quatro filhos e seus irmãos, quando terminam os estudos, casam-se e saem de casa? Se a resposta for afirmativa, saiba que sua família está prestes a virar peça de museu. Nos últimos 30 anos, o modelo tradicional de família sofreu profundas alterações. Crianças acostumaram-se a ter duas casas por causa do divórcio dos pais. Mães e pais solteiros começaram a tornar-se comuns. Mulheres entraram no mercado de trabalho e passaram a sustentar suas casas. Casais homossexuais saíram do armário e adotaram filhos… Nos próximos 20 anos, segundo vários pesquisadores, a tendência é que esses novos modelos familiares se consolidem. Todos eles.

Isso quer dizer que não vai existir uma “família-modelo” como a de nossos pais ou avós. No começo do século passado, as famílias eram quase sempre iguais. O núcleo era patriarcal: o pai fazia as vezes de “homem da família”, trabalhava fora e era o único responsável pelo sustento da mulher e dos vários filhos. À mãe cabia o papel de educadora dos filhos e “rainha do lar”. Ela cuidava da limpeza da casa, do preparo das refeições, da educação das crianças. Os filhos cresciam, estudavam e saíam de casa assim que arrumavam o primeiro emprego – para casar-se e começar a mesma história tudo de novo. […]

Texto 3

Um novo tempo da família revisitada ao ultrapasse da pandemia
Apoios mútuos na experiência de adversidades temporárias, a adaptação aos acontecimentos supervenientes por afetação dos resultados da pandemia, o reequilíbrio de recursos e das necessidades familiares, as intervenções morais e afetivas, contribuirão por este referido princípio, sob a égide da solidariedade, à formação da “família resiliente” ou da “família corresponsável”, que surgirá no novo tempo real.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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