Primordialmente, dentre as inúmeras razões, enumera- se o uso da violência contra as pessoas da terceira idade no país. Sendo tal fator, comprovado pela secretaria Nacional de proteção e defesa contra o idoso - esta que tem como objetivo promover o protagonismo da pessoa idosa na sociedade - 13 dos 32 milhões de idosos passam por alguma violência. Em analogia ao dado, é importante salientar que a avançada idade e a inoperância da estrutura de segurança, faz com que os mesmos sejam vítimas de tamanha crueldade. Urge, então, que medidas sejam tomadas a cerca da questão.
Ademais, o abandono é um dos principais desafios que contribuem para a continua negligencia dos diretos do idoso. Visível assim, que o abandono por suas famílias levam estes a depressão, corroborando o aumento do suicídio em mais de 200% entre os mesmos. Sendo assim, ainda que, com o envelhecer, os mesmos precisem de respeito e carinho, tais ações não são colocadas em prática. Em exemplo a isso, temos os familiares que colocam o idoso em asilos, que pela falta de afeto e abandono, desenvolvem o pensamento de serem inúteis. Logo, é perceptível que providências sejam tomadas.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, o poder executivo - este responsável por criar leis - por meio de novos decretos e profissionais venha a promover, de forma eficiente, a segurança aos idosos. Além disso, é necessário que formas de identificar violências, e dada de apoio necessário, por meio de aplicativo e psicólogos, respectivamente, sejam eminentes para os idosos. Sendo assim, possível a validação dos direitos dos mesmos na engrenagem brasileira, diminuindo assim os desafios do idoso no país.
O texto inicial, antes de mudar algumas coisas, recebeu a nota 860 pela professora que fez a correção. Busquei aprimorar os erros que foram mostrados pela mesma, mas não sei se consegui.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.