Convém ressaltar a princípio, que a literatura instiga o individuo a refletir sobre questões sociais. A obra, A resposta da autora Kathryn Stockett, por exemplo, aborda através de uma trama envolvente, dentre outros temas a questão do preconceito racial, a desigualdade social e de gênero, e a violência domestica. Desse modo, a literatura transcende a ficção, pois reflete em seus textos valores da sociedade, e denuncia as patologias existentes. O que leva o leitor a pensar acerca dessas problemáticas e seus efeitos. Nesse sentido, torna-se inegável o valor das obras literárias para o desenvolvimento critico na sociedade, visto que, essa arte não somente proporciona a lazer, mas também faz o individuo refletir sobre sua realidade.
Outrossim, é imperativo salientar que ainda há o baixo incentivo a leitura no Brasil. O que faz com que grande parte dos jovens não se interessem pelos livros, e não desenvolvam o senso analítico. Segundo dados levantados em 2020 pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú, apenas 52% da população brasileira tem hábitos de leitura. Isso ocorre, pois, na maioria das instituições de ensino, a literatura é trabalhada somente na interpretação de textos, sem o debate e a análise aprofundada das particularidades de cada obra, dessa forma, os jovens não veem na leitura uma ferramenta de debate e formação de caráter, mas sim como uma atividade e cansativa. Logo é importante mudar tal visão.
Depreende-se, portanto, que a leitura exerce papel crucial na formação de valores sociais, sendo de suma importância sua valorização. Logo, cabe ao Minísterio da Educação em parceria com as famílias, por meio da ampliação de programas como os Círculos de Leitura e as Tertúlias Literárias Dialógicas nas escolas, promover a interação dos alunos e o debate aprofundado das obras literárias, com o fito de fomentar o senso critico dos jovens e promover a maior valorização da leitura. Somente assim, a literatura iria fazer parte da mudança na vida do individuo como visado por Mario Quintana.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada